Estudantes da Escola Municipal José Tavares, no bairro Santo Antônio, em Campina Grande, vão se apresentar em um concerto musical, na noite desta sexta-feira, 8 de julho. A apresentação será a partir das 20h no Teatro Municipal Severino Cabral e marca o início da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) na implantação da educação musical na Rede de Ensino.
Ao todo, a apresentação terá 60 estudantes e acontece, também, como parte da programação do XIII Festival Internacional de Música de Campina Grande (Fimus). Na Rede de Ensino, a ação integra o Projeto Uirapuru – Coral Municipal de Campina Grande.
De acordo com o secretário de Educação do município, Raymundo Asfora Neto, a proposta é melhorar o fluxo escolar e a aprendizagem oferecendo aos estudantes mais uma atividade lúdica na escola.
“O objetivo é alcançar esses resultados contribuindo para o desenvolvimento das competências cognitivas e socioemocionais, oferecendo um vivência artística e musical sistemática. Além disso, democratizando o acesso à arte e descobrindo os talentos da nossa rede”, destacou.
Nesta primeira fase, dez Unidades Escolares serão contempladas com o projeto, que atenderá cerca de 1000 estudantes e terá como coordenador o professor da UFCG, Vladimir Silva. A iniciativa também conta com o aporte financeiro do Ministério Público do Trabalho.
O nome do projeto ‘Uirapuru’ é um pássaro reconhecido por ter um canto único entre os pássaros. A ave é capaz de cantar durante 10 ou 15 minutos seguidos sem repetir uma nota sequer da melodia.