O Dia da Amazônia será comemorado no próximo domingo (4.set), com atos em todo o país.
O Amazônia de Pé – nome escolhido pelas entidades organizadoras – pretende chamar atenção para os problemas que ameaçam a maior floresta tropical do mundo.
Em Brasília, a programação inclui a apresentação de artistas locais, como o Bloco das Divinas Tetas, a Orquestra Alada Trovão da Mata, os Filhos de Dona Maria e Ediá, além do Toré do povo indígena Kariri-Xocó. O evento está marcado para começar às 16 horas no gramado do Eixo Cultural Ibero-Americano (antiga Funarte).
Na capital do país, o ato é organizado pelo Movimento Viver Bem, e tem como objetivo unir a cidade, o campo e a floresta para colaborar na coleta de 1,5 milhão de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Amazônia de Pé.
“A Amazônia está queimando, literalmente, nesse mês de setembro. Em todo o Brasil as pessoas estão se mobilizando em torno dessa campanha para aprovar a lei que destina para os povos indígenas e comunidades tradicionais as áreas que nesse momento estão sob ameaça do agronegócio, do garimpo e dos madeireiros. É proteger daqueles que destroem visando o lucro ao destinar aos povos que de fato demonstraram por gerações que sabem cuidar da floresta”, afirma Thiago Ávila, socioambientalista e cofundador do Movimento Bem Viver.