A Prefeitura de Campina Grande vai iniciar a campanha Novembro Azul, com foco no cuidado da saúde integral do homem. A campanha deste ano tem como mote a vinculação com o futebol. É uma estratégia para atrair os homens para o autocuidado durante o mesmo período em que começa a Copa do Mundo 2022. Por este motivo, a abertura da campanha será no próximo sábado, 5, às 8h, no Complexo Esportivo Plínio Lemos, durante uma programação futebolística.
A campanha é realizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com diversas outras pastas, a exemplo das Secretarias de Esportes, Juventude e Lazer (Sejel), Educação (Seduc), Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Agência Municipal de Desenvolvimento (Amde) e o Procon Municipal, além de outras estruturas da administração municipal.
Com o tema “Ganha o jogo quem se cuida”, a abertura vai acontecer no campo de futebol, no ginásio e nas salas de atividades do Plínio Lemos, onde estarão acontecendo diversas programações. “A ideia é alcançar os homens e os pais dos participantes das atividades esportivas durante a programação”, explicou a coordenadora de Saúde do Homem, Ana Cleide.
Serão oferecidas consultas, vacinação, testes rápidos e encaminhamento para exames. No decorrer deste mês também serão desenvolvidas outras ações em campos de futebol de pelada, nos Parques da Criança e da Liberdade, na Feira Central, Estação Cidadania e na Feirinha do Severino Cabral. Haverá ainda a programação de cada Unidade Básica de Saúde (UBS).
Também será realizado um mutirão de consultas com urologistas e o aumento significativo na oferta de exames para detecção do câncer de próstata, principal causador de morte entre os cânceres nos homens. A idade adequada para procurar atendimento é de 50 anos (para homens sem fatores de risco) e de 45 anos (para aqueles com fatores de risco, como ter histórico familiar). Homens negros também têm maior pré-disposição.
A campanha deste ano busca chamar os homens para o cuidado integral da saúde e não somente com relação ao câncer de próstata. “O objetivo é convocar os homens a colocarem na sua rotina o cuidado da saúde. Por isso, vamos até os pontos em que boa parte deste público se encontra e que, geralmente, não atende a esse chamado”, explicou Ana.