A Secretaria de Planejamento (Seplan), da Prefeitura de Campina Grande, tem atuado no desenvolvimento de projetos estruturantes para o Município. Em apenas dois anos, a pasta preparou um catálogo com mais de 30 projetos nas áreas de mobilidade urbana, requalificação de espaços públicos, projetos de reforma e acessibilidade, urbanização, adequações de órgãos municipais, entre outros.
Para que esse avanço fosse possível, a Seplan, por meio do secretário Felix Araújo Neto, seguiu a orientação do prefeito Bruno Cunha Lima para que a Secretaria fosse uma “fábrica de projetos”. O objetivo é que, com o planejamento já definido, a captação de recursos para concretização de futuras obras seja facilitada.
“Temos a alegria de já ter apresentado ao município diversas novidades preparadas pela equipe técnica da Seplan. Criamos um catálogo, com mais de 30 projetos, para que Campina Grande avance em desenvolvimento rapidamente. O prefeito Bruno poderá selecionar, dentre os projetos, aqueles que já podem ser executados, à medida em que ocorra a captação de recursos para a execução das obras. É um grande avanço e um número bastante significativo, com projetos de acessibilidade nos órgãos públicos, além de readequações, criação de praças, mobilidade urbana, até grandes projetos, como a requalificação do Parque Evaldo Cruz, do Cine Capitólio, da avenida Plínio Lemos, entre outros”, disse o secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto.
O secretário Felix Neto parabenizou ainda toda a equipe e, destacadamente, o secretário-executivo Túlio Duda Paz, pela coordenação dos projetos urbanísticos da pasta, entre eles, o projeto de requalificação do Cine Capitólio.
“Recebemos várias demandas de projetos e sempre pensamos em desenvolver algo que, de fato, melhore a vida da população do local. São projetos pensados no bem-estar, qualidade de vida, convivência, como também no valor afetivo que o espaço representa para a cidade. Dois grandes exemplos são a requalificação do Cine Capitólio, que em breve será chamado de ‘Capitólio da Educação’ e o Parque Evaldo Cruz, que é o Açude Novo. Dois locais que mexem com o imaginário campinense e que representam, de forma clara, a memória do povo”, disse o secretário-executivo, Túlio Duda Paz.
De acordo com o prefeito, Bruno Cunha Lima, tanto os projetos do Cine Capitólio, quanto a requalificação do Açude Novo, estarão no pacote de obras que deverá ser lançado no mês de janeiro de 2023.
Catálogo de Projetos
No catálogo de projetos preparados pela Seplan estão, além do Cine Capitólio e do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo), melhorias no calçadão do Açude Velho, na avenida Brasília, no Calçadão, Parque da Criança e na avenida Plínio Lemos. Há também projetos para as avenidas Josué Sylvestre e Félix Araújo, UBS Modelo Porte II, Estádio de São José da Mata e avenida Francisco Lopes.
Há ainda projetos para as Praças: Epitácio Pessoa, Das Cidades, Palmeira Imperial, Velame, Jardim Bellágio, Arthur Vilarim, Sandra Cavalcante, Alto Branco, Bodocongó, Distrito dos Mecânicos, Major Veneziano. E também de acessibilidade para o Teatro Municipal, Biblioteca Municipal, Museu do Telégrafo, Parque do Povo e a Feira da Prata. Além destes, ainda foram finalizados projetos de readequação para as cozinhas do Hospital Pedro I e do Hospital Dr. Edgley.