Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi uma das vencedoras do Google Award for Inclusion Research (AIR) 2022, prêmio mundial de apoio a pesquisas inovadoras de inclusão e impacto social na área de Tecnologia da Informação (TI). A UFCG é a primeira instituição federal brasileira e única nordestina a receber a premiação.
Intitulada Incluindo Pessoas com Deficiência Cognitiva no Ensino de Programação (traduzido para o português), a pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação pela doutoranda Elaine Cristina Araújo, orientada pelo professor Wilkerson Andrade, e visa melhorar a performance dos alunos com deficiência cognitiva nos cursos introdutórios de programação de computadores, por meio da investigação e proposta de estratégias, metodologias e ferramentas para auxiliar o ensino-aprendizagem de programação.
O projeto, que teve início recentemente, envolve alunos do curso de Ciência da Computação da UFCG com algum tipo de deficiência cognitiva, bem como alunos do IFPB. A expectativa é que 16 pessoas sejam integradas ao estudo nos próximos dois anos de pesquisa.
“Fiquei feliz pelo reconhecimento da relevância do projeto. O Google vem investindo cada vez mais em projetos de inclusão social e é a primeira vez que instituições brasileiras são contempladas com esse prêmio”, destacou o professor Wilkerson.
O projeto aprovado receberá 35 mil dólares de premiação como incentivo. Outras três instituições brasileiras também foram contempladas com o prêmio: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Confira aqui o resultado.
(Ascom UFCG)