A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

8056 - Formato 2

UFCG GANHA PRÊMIO MUNDIAL GOOGLE de INCLUSÃO SOCIAL

google1

Uma pesquisa desenvolvida na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi uma das vencedoras do Google Award for Inclusion Research (AIR) 2022, prêmio mundial de apoio a pesquisas inovadoras de inclusão e impacto social na área de Tecnologia da Informação (TI). A UFCG é a primeira instituição federal brasileira e única nordestina a receber a premiação.

Intitulada Incluindo Pessoas com Deficiência Cognitiva no Ensino de Programação (traduzido para o português), a pesquisa está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação pela doutoranda Elaine Cristina Araújo, orientada pelo professor Wilkerson Andrade, e visa melhorar a performance dos alunos com deficiência cognitiva nos cursos introdutórios de programação de computadores, por meio da investigação e proposta de estratégias, metodologias e ferramentas para auxiliar o ensino-aprendizagem de programação.

O projeto, que teve início recentemente, envolve alunos do curso de Ciência da Computação da UFCG com algum tipo de deficiência cognitiva, bem como alunos do IFPB. A expectativa é que 16 pessoas sejam integradas ao estudo nos próximos dois anos de pesquisa.

“Fiquei feliz pelo reconhecimento da relevância do projeto. O Google vem investindo cada vez mais em projetos de inclusão social e é a primeira vez que instituições brasileiras são contempladas com esse prêmio”, destacou o professor Wilkerson.

O projeto aprovado receberá 35 mil dólares de premiação como incentivo. Outras três instituições brasileiras também foram contempladas com o prêmio: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Confira aqui o resultado.

(Ascom UFCG)