Nesta quinta-feira (1º de junho), durante o II Seminário Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito, realizado pela Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), foram apresentados os dados preliminares do Censo 2022 do município e detalhes de uma série de projetos estruturantes e muito aguardados pela população, entre eles o da avenida Félix de Souza Araújo e a Requalificação da Feira Central. O evento foi aberto pelo prefeito Bruno Cunha Lima, que ressaltou a importância do Seminário e dos novos dados do IBGE para a cidade e para a gestão pública.
Segundo Klenio Figueiredo, coordenador regional do Censo em Campina Grande, 413.750 mil moradores foram recenseados no município. O número corresponde ao resultado das visitas realizada pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a 99,98% de domicílios da cidade, entre os meses de agosto de 2022 e janeiro de 2023. Klenio afirmou que a expectativa é de que o IBGE apresente oficialmente os dados aprofundados do Censo 2022 de Campina Grande nas próximas semanas.
O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, que mediou a mesa de apresentação dos dados e dos projetos da Prefeitura durante o Seminário, ressaltou que “o Censo do IBGE será essencial para avançarmos no desenvolvimento de Campina Grande. O prefeito Bruno tem uma forte característica, que é a de ser um prefeito planejador, e delegou que a Prefeitura desse todo o apoio ao Instituto para a realização do Censo. Assim o fizemos e agora, além de um catálogo de projetos estruturantes para a cidade, alguns já em processo de licitação, temos os dados atualizados sobre a nossa Cidade, que vão embasar políticas públicas e o nosso planejamento urbano”, destacou.
Por sua vez, o superintendente do IBGE na Paraíba, Roberto Salgado, fez questão de elogiar as pessoas de Campina Grande, que participaram de forma exemplar do Censo 2022, assim como o prefeito Bruno Cunha Lima, a quem ele chamou de “grande incentivador para o sucesso do Censo”. “O município de Campina Grande deu um show de cidadania. Ele está entre os quatro melhores municípios do país em resposta ao Censo. A população de Campina Grande, durante essa operação censitária, demonstrou mais uma vez a sua grandeza. Mas não foi à toa que a cidade teve essa grande adesão. A primeira pessoa a ser entrevistada em Campina foi o prefeito Bruno, um grande incentivador para o sucesso do Censo, inclusive gravando um vídeo e mostrando em suas redes sociais que estava recebendo o agente censitário”, elogiou.
Projetos estruturantes
Após a apresentação do IBGE no Seminário Municipal de Redução de Acidentes de Trânsito, o secretário de Planejamento de Campina Grande, Felix Araújo Neto, falou sobre projetos estruturantes elaborados pela equipe de arquitetos e urbanistas da Seplan, destacando que foram mais de 80 projetos nos últimos 2 anos e meio, desde projetos de acessibilidade e mobilidade urbana, até os de requalificar, recuperar ou implantar grandes e importantes espaços da cidade. Felix também falou sobre o desafio da revisão do Plano Diretor, que deverá ser retomada agora, com os novos dados do IBGE.
Outros projetos elaborados pela Seplan foram apresentados pelo secretário-executivo da pasta, o arquiteto Tulio Duda Paz, entre eles o do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo); Requalificação do Cine Capitólio, que será chamado de “Capitólio da Educação”; Avenida Felix de Souza Araújo; e Avenida Plinio Lemos. Também foi apresentado aos presentes no Seminário o projeto vencedor do Concurso Público Nacional para Requalificação da Feira Central de Campina Grande, elaborado pelo escritório Manoel Belisário Arquitetura e a Oficina Paraibana de Arquitetura (OPA).
Para finalizar a mesa, o secretário Felix Neto apresentou a proposta de urbanização da ZEIS Califon, localizada na região da Estação Velha, e que já está com projeto arquitetônico pronto e na fase de elaboração dos projetos de engenharia. “Será uma extraordinária intervenção, pensada e planejada com todo o cuidado e respeito para com aquela Zona Especial de Interesse Social”, frisou.