A partir desta semana, o Castramóvel está levando os serviços do Centro de Controle de Zoonoses ao bairro Sandra Cavalcante, na Zona Sul de Campina Grande. Os atendimentos estão sendo realizados no Clube de Mães Roberta Delgado, que fica na Rua Petrônio Figueiredo, S/N.
Os atendimentos são direcionados aos moradores do bairro Sandra Cavalcante, Itararé, Novo Prado, Catolé, e demais bairros da região Sul e acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Os agendamentos para castração podem ser feitos no local ou no site do Centro de Controle de Zoonoses durante toda essa semana. É necessário apresentar cópias e originais do RG, CPF e comprovante de residência.
O Castramóvel é um serviço implantado pela Prefeitura de Campina Grande que realiza cirurgias de castração, em cães e gatos, para promover o controle populacional dessas espécies e ofertar o acesso ao serviço para os tutores de animais de estimação na cidade. O serviço foi implantado em fevereiro e, em quatro meses, já realizou mais de mil castrações.
Nas fêmeas, a castração também diminui o risco de câncer de mama. A partir dos seis meses de vida já é possível realizar a castração, e quanto mais cedo melhor, pois 99% das cadelas castradas antes do primeiro cio, não desenvolvem a doença. Nas gatas, a castração reduz as chances de câncer de mama entre 40 a 60%. As fêmeas não entram mais no cio, poupando os tutores de lidar com esse período.
Em machos, a castração reduz a frustração sexual e a necessidade de sair em busca de acasalamento. Ao mesmo tempo, isso diminui o risco de fugas, atropelamentos e brigas com outros machos. A castração dos machos reduz em grande escala os problemas de próstata e evita o câncer de testículo, que pode ser fatal.