O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, lançou, no início da noite de quarta-feira, 19, na rua das Jaboticabeiras e no campo do Guarani, no bairro das Malvinas, o Programa Iluminar, que garante recursos para um grande investimento na eficientização do parque de iluminação pública de Campina Grande, instalando lâmpadas à base de led em um bairro inteiro. O primeiro é o das Cidades.
O Programa Iluminar também viabilizará a construção das duas primeiras usinas de energia solar municipal do Nordeste, destinadas a atender os setores de educação e de saúde. Haverá a ampliação do projeto de monitoramento de energia nos prédios da Prefeitura graças a uma parceria com a Universidade Federal de Campina Grande, mediante o emprego de painel de controle do consumo da energia elétrica nas repartições.
Segundo o prefeito Bruno, serão beneficiadas, inicialmente, com o Programa Iluminar 41 ruas, avenidas e logradouros, localizados em 19 bairros e o Distrito de Galante. A meta da primeira fase é que 2.717 pontos de iluminação sejam trocados por led. Estas trocas serão finalizadas num prazo de 75 dias. O investimento inicial é de R$ 3 milhões, o que vai gerar anualmente uma economia para os cofres municipais de quase R$ 700 mil.
Em seu discurso, Bruno destacou que esta iniciativa atende a demandas da população, a ser beneficiada com mais segurança, conforto e a melhoria da sua qualidade de vida. Além disso, destacou que os recursos economizados por ano serão investidos em outras áreas, como a recuperação de postos de saúde, investimentos em educação e demais setores administrativos.
Pronunciamentos
Além do prefeito, fizeram discursos destacando a importância da iniciativa os secretários Joab Machado (Obras) e Laryssa Almeida (Desenvolvimento Econômico e Ciência e Tecnologia); vereadores Janduy Ferreira e Dinho Papaléguas; deputado estadual Sargento Neto e Múcio Brandão (Estação Cidadania).
Presenças
Entre os presentes ao lançamento também estavam os vereadores Rui da Ceasa, Alexandre do Sindicato, Aldo Cabral, Fabiana Gomes, Severino da Prestação, Saulo Noronha e Marinaldo Cardoso.
Ainda compareceram a primeira-dama Juliana Figueiredo Cunha Lima e a mãe do prefeito, Anneliese Borborema Cunha Lima.
Entre os secretários municipais compareceram Renato Gadelha (Agricultura), Geraldo Nobre (Sesuma), Gilbran Asfora (Gabinete), Giseli Sampaio (Cultura), Vanildo Leite (Sejel), Walker Neves (Semas), como também coordenadores de diversos órgãos municipais.