A Secretária Ana Cláudia realizou, na última quinta-feira (4), reuniões para definir e deliberar sobre ações, projetos e parcerias que serão realizadas durante todo o ano de 2021. Na reunião estiveram presentes representantes do Ministério Público da Paraíba (MPPB), Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana e Empreender-PB.
Na primeira reunião, a Secretária Ana Cláudia (SEDAM) e o Secretário Executivo, Galego do Leite, trataram dos últimos detalhes para a implantação das Unidades de Triagem dos Resíduos Sólidos em 17 cidades, que irão beneficiar 81 municípios paraibanos. Estiveram presentes representantes do Ministério Público da Paraíba, os promotores Raniere Dantas, Francisco Sagres e José Farias; a Famup – através do presidente Geoge Coelho – e Pedro Dantas, juntamente com os técnicos da SEDAM.
Em seguida houve a reunião com a Secretária Lídia Moura, que responde pela Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade, na qual também foram tratadas as metas para a continuidade do projeto referente ao Selo Prefeitura Parceira da Mulher, que premia gestores e cidades que conseguem implementar ações, projetos e políticas públicas para melhorar, cuidar, proteger e incentivar as mulheres a ter uma vida mais digna e segura, com oportunidades.
Já com referência ao Empreender-PB, o Secretário Fabrício Feitosa, em parceria com a SEDAM e a Famup, estabeleceu um plano de ação para que o programa possa chegar cada vez mais em cidades paraibanas, com capacitação de gestores e técnicos que possam apresentar e implementar o Empreender-PB nos seus municípios. No ano de 2021, o Empreender pretende alcançar 170 cidades e injetar na economia cerca de R$ 24 milhões.
Ao final, a Secretária Ana Cláudia Vital destacou a importância destas reuniões para consolidar ações e projetos que a SEDAM estará desenvolvendo ao longo de 2021.
“Foi uma tarde extremamente produtiva. Estamos retomando o atendimento presencial e hoje pudemos nos encontrar com representantes do Ministério Público para concluir o projeto das unidades de triagem dos resíduos sólidos, prioridade para o governador João Azevêdo, que já liberou recursos na ordem de R$ 3 milhões e 800 mil reais para a execução do projeto, que conta também com a participação da Famup. Da mesma forma, estamos retomando o projeto do Selo Prefeitura Parceira da Mulher, com a secretária da Mulher, Lídia Moura, e a participação da Famup. Experiência exitosa realizada em 2019 e que agora será retomado com novas iniciativas e novas sugestões, para fortalecer ainda mais as políticas públicas para as mulheres”, disse Ana Cláudia.
Com relação ao Empreender, que tem a frente o secretário Fabrício Feitosa, Ana disse que foram estabelecidas metas para ampliar essas ações para os municípios, estimulando as pessoas, especialmente em um ano tão difícil, com 14 milhões de desempregados no Brasil. “As pessoas precisam desse estímulo, dessa atenção e desse incentivo para colocar o seu próprio negócio. Importante registrar também a parceria e colaboração da Famup. Então estou muito feliz por essa retomada nas nossas ações e nossa meta é trabalhar cada vez mais por cada paraibano e paraibana do nosso estado”, explicou a secretária Ana Cláudia.
*Ascom