A tão aguardada requalificação do Parque Evaldo Cruz – o Açude Novo – em Campina Grande iniciou na sexta-feira (15), com a assinatura da ordem de serviço da obra pelo prefeito Bruno Cunha Lima, em solenidade que contou com as presenças de autoridades diversas.
O Novo Parque Evaldo Cruz fará uma transformação significativa em Campina Grande, integrando o maior programa de investimentos da história da cidade. De acordo com o projeto arquitetônico elaborado na Secretaria de Planejamento, pelos arquitetos Túlio Duda Paz e Aída Pontes, o espaço terá os seus cerca de 40 mil m² totalmente revitalizados. A obra está sendo iniciada pela construção de um túnel/viaduto interligando o Açude Novo ao Parque do Povo, que possibilitará a expansão da área de realização do “Maior São João do Mundo”.
“Desde que o prefeito Bruno me convidou para assumir a Seplan, ele solicitou especial atenção ao Parque Evaldo Cruz, porque é um espaço incrível, que está no coração da nossa cidade. O projeto elaborado pela Seplan, nas pessoas dos incríveis arquitetos Tulio Duda e Aída Pontes, ficou espetacular! Estamos muito felizes em fazer parte desse momento histórico de Campina Grande”, ressaltou Felix Araújo Neto, secretário de Planejamento do município.
Os detalhes do projeto destacam o compromisso da gestão em preservar e melhorar elementos importantes da cidade. Estruturas como o museu onde hoje funciona a sede da Secretaria municipal de Cultura, o anfiteatro, o espelho d’água e o obelisco, passarão apenas por manutenções, garantindo a continuidade de sua importância cultural. Também serão mantidas a maioria das árvores presentes na área, com remoção de algumas unidades do local por onde passará o túnel. No entanto, novas árvores serão devidamente plantadas, conforme legislação ambiental, aumentando de 432 para 443 o número de unidades no Parque. Já os quiosques existentes no interior do parque serão removidos, dando espaço para novas adições, modernas e voltadas para reavivar o espaço.
A nova configuração do Parque “Açude Novo” incluirá novas áreas comerciais, esportivas, culturais, de lazer e de serviços, atendendo também aos requisitos de acessibilidade nos espaços públicos. Todo o Parque será cercado, nos moldes do Parque da Criança, com sistemas de controle de entrada para garantir a segurança das pessoas que forem ao local.
O projeto também enfatiza a inclusão de uma série de novos equipamentos e estruturas que promoverão a funcionalidade e a diversidade de atividades dentro do parque. Entre elas, estão: pistas de caminhada e cooper, ciclovia, estacionamentos para carros, motos e bicicletário, áreas comerciais, banheiros, área gourmet, além de espaços dedicados a atividades recreativas como ciclovias, quadras esportivas, playground e espaços para passeio de animais de estimação.
“Com essa requalificação ambiciosa e completa, o Parque Evaldo Cruz está destinado a se tornar um espaço vibrante, promovendo o bem-estar da comunidade e impulsionando a identidade cultural da cidade. O futuro promissor do nosso Açude Novo reflete a dedicação contínua da gestão do prefeito Bruno para que Campina seja renovada, valorizando nossa história”, destacou Felix Neto.