No próximo sábado, 30, começa a Campanha Nacional de Multivacinação, que vai até o dia 14 de outubro. Em Campina Grande, a abertura acontece no Parque da Criança, a partir das 8h. O movimento, este ano, tem como personagens centrais a Xuxa e o Zé Gotinha, na sensibilização aos pais para imunizarem e protegerem seus filhos.
A Campanha de Multivacinação é uma intensificação da oferta das vacinas de rotina do Calendário Nacional de Imunização para todas as idades. “O objetivo é aumentar as coberturas vacinais, que estão baixas em todo o país, o que provoca o risco de ressurgimento de doenças imunopreveníveis que estavam sob controle”, explicou a coordenadora municipal de imunização, Samira Luna.
Campina Grande realizou um microplanejamento por meio das Atividades de Vacinação de Alta Qualidade (AVAQ), do Ministério da Saúde. A campanha, no curto espaço de tempo em que será realizada, vai contar com ações de imunização em escolas, creches, CRAS, praças e com a Busca Ativa Vacinal e o Carro da Vacina nas áreas descobertas.
No primeiro quadrimestre de 2023, as taxas de cobertura vacinal de Campina Grande estavam em 58% para a vacina BCG, 34% para Rotavírus, 39% para Hepatite A, 29% para Febre Amarela, 39% da VIP, 39% para Pentavalente, 39% para Pneumocócica, 43% de Tríplice Viral e 39% para Meningocócica C.
O trabalho da imunização de Campina Grande foi destaque na semana passada na 25ª Jornada Nacional de Imunização e em julho deste ano, a Busca Ativa Vacinal de Campina Grande foi eleita como a melhor experiência de imunização da Paraíba na Oficina Nacional do Projeto ImunizaSUS. O Programa Municipal de Imunização tem vários eixos de estruturação para atingir os objetivos da vacinação, como a capacitação dos profissionais, Agentes Comunitários de Saúde, a comunicação sobre o processo de imunização e a qualificação da estrutura da rede.
Vacinas de rotina, períodos adequados e prazos de limite para atualização, conforme a idade preconizada pelo PNI:
BCG – Dose única – Ao nascer (pode tomar até os quatro anos de idade)
Hepatite B – Primeira dose – Ao nascer (pode tomar até 30 dias de vida)
Pentavalente – 3 doses – 1ª dose: 2 meses, 2ª dose: 4 meses, 3ª dose: 6 meses (pode iniciar ou completar esquema vacinal até os seis anos de idade)
Poliomielite inativada – 3 doses – 1ª dose: 2 meses, 2ª dose: 4 meses, 3ª dose: 6 meses (pode iniciar ou completar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)
Poliomielite oral – 2 reforços: 1º reforço: 15 meses, 2º reforço: 4 anos (pode iniciar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)
Rotavírus – 2 doses – 1ª dose: 2 meses, 2ª dose: 4 meses. (pode tomar a primeira dose até três meses e quinze dias e a segunda dose até sete meses e 29 dias)
Pneumocócica 10 – 2 doses e 1 reforço – 1ª dose: 2 meses, 2ª dose: 4 meses. Reforço: 12 meses. (pode iniciar ou completar o esquema vacinal até os quatro anos de idade)
Meningocócica C – 2 doses e 1 reforço – 1ª dose: 3 meses, 2ª dose: 5 meses. Reforço: 12 meses. Reforço: 12 meses. (pode iniciar ou completar o esquema vacinal até os quatro anos de idade).
Tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola) – 2 doses – 1ª dose 12 meses e 2ª dose: 15 meses (pode iniciar ou completar o esquema vacinal até os 59 anos de idade, sendo preconizado para menores de 30 anos – 02 doses e de 30 a 59 anos – 01 dose)
Tetraviral (SCRV – sarampo, caxumba e rubéola e varicela) – aos 15 meses (pode tomar até os quatro anos de idade). Pode ser tomada também nas vacinas tríplice viral e varicela separadamente.
DTP – 2 reforços – 1º reforço: 15 meses, 2º reforço: 4 anos. (pode iniciar ou completar o esquema vacinal até os seis anos de idade)
Hepatite A – 1 dose – 15 meses. (pode tomar até os quatro anos de idade)
Varicela – 2ª dose – 4 anos. (pode tomar até os quatro anos de idade)
Febre amarela – 1 dose e Reforço. 1ª Dose: 9 meses. Reforço: 4 anos. (pode iniciar ou completar o esquema vacinal até os 59 anos de idade, sendo preconizado 02 doses até os 04 anos de idade e a partir de 05 anos dose única)
Hepatite B – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com o histórico vacinal.
Febre amarela – Dose única (de acordo com o histórico vacinal)
Tríplice viral – Iniciar ou completar 2 doses, de acordo com histórico vacinal
Difteria e tétano – Iniciar ou completar 3 doses, de acordo com o histórico vacinal.
Meningocócica ACWY – 1 dose – entre 11 a 14 anos
HPV quadrivalente – 2 doses com intervalo de seis meses. Meninas e Meninos de 09 a 14 anos.