A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

ENTREVISTA ESPECIAL com a gerente da 3ª Gerência de Educação do Estado, professora Socorro Cordão

socorro cordão

Neste domingo,24, véspera do NATAL, a ENTREVISTA ESPECIAL do BOA NOTÍCIA PB é com a professora MARIA do SOCORRO de SOUZA CORDÃO, gerente da 3ª Gerência de Educação com sede em Campina Grande, que agrega 119 escolas de 41 cidades, aproximadamente 2.800 professores, 1.800 funcionários e cerca de 58 mil alunos.

Especialista em Linguística pela UFCG, Pós-graduação em Gestão Escolar pela UFPB, Licenciada em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB, gestora da ECI Prof. Itan Pereira, Campina Grande por nove anos, professora efetiva de Língua Portuguesa do estado da Paraíba, Socorro Cordão assumiu o comando da 3ª Gerência de Educação, em janeiro de 2020.

Ela destaca as conquistas e os desafios de coordenar a segunda maior gerência de educação do estado, ressalta que a gestão do governador João Azevêdo é comprometida com a inovação da educação. Comenta também sobre o avanço e a relevância das ECIS e escolas técnicas e chancela que a escola pública da rede estadual de ensino na Paraíba tem feito avanços na qualidade do ensino.



CONFIRA A ENTREVISTA

BOA NOTÍCIA PB – Professora, 2023 foi um ano exitoso nas atividades da 3ª Gerência de Ensino?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – Tivemos um ano de muito trabalho e engajamento de nosso time da 3ª Gerência, com ações pontuais, formações para professores e gestores, produção de instrumentos de mensuração de dados e metrificação da aprendizagem, equipes de acompanhamento pedagógico nas escolas, premiações de estudantes-destaques, escolas e professores e assistência constante através de nossos consultores a todo o ecossistema escolar.

BOA NOTÍCIA PB – Quais foram os maiores desafios?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – Nossa gerência é composta por 119 escolas, distribuídas em 41 municípios. Nesse sentido, nossos maiores desafios foram: manter o acompanhamento presencial, assessorando as escolas em todos os aspectos; realizar ações efetivas para um resultado promissor na prova do IDEB.

BOA NOTÍCIA PB – E quais as mais importantes conquistas?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – Algumas práticas exitosas que merecem destaque são nossas formações para os professores da Rede estadual. Realizamos uma formação itinerante de fluência leitora, que beneficiou 58 professores e aproximadamente 1.200 estudantes dos anos iniciais e a formação de gestão com todas as escolas e gestores escolares de nossa gerência, o que trouxe grande impacto na prática de ensinagem. Outro dado relevante é o resultado de dois prêmios importantes do nosso estado – Escola de Valor e Mestre da Educação. Foram 60 escolas da 3ª GRE contempladas em 2023 e 693 professores, o que representa 76% das inscrições homologadas e 21% do total de professores contemplados no estado da Paraíba. O Avança IDEB contou com toda a Rede engajada para potencializar os índices em baixa e desenvolver uma Rede mais ativa, assim, promovemos Aulões para o Ensino Médio, numa ação de escuta ativo-afetiva com os estudantes, percebendo suas necessidades e anseios.

BOA NOTÍCIA PB – Qual as principais demandas hoje da 3ª Gerência?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – Por ser a segunda maior gerência em Educação, dentre as 14, todas as ações se tornam grandes, desde acompanhar as 119 escolas em todas as áreas, mantendo o foco para a melhoria na aprendizagem. Nesse sentido, precisamos acompanhar nas escolas: matrículas, censo escolar, aplicação dos recursos estaduais e federais, orientação na elaboração de planos de ação, prestações de contas de todos os recursos, instrumentos pedagógicos, distribuição de materiais, manutenção das escolas, transporte escolar das escolas da zona rural, entre outras.

BOA NOTÍCIA PB – Para 2024, o que terá de inovação nas ações da 3ª Gerência?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – Pretendemos continuar inovando, proporcionando formações aos nossos docentes, aos gestores escolares, eventos esportivos e de valorização dos profissionais, entre outras ações. Nosso planejamento anual é elaborado com base na proposta da Secretaria de Estado da Educação.

BOA NOTÍCIA PB – Como a Sra. avalia e a que atribui esse cenário extremamente positivo pelo qual passa a educação no estado, sob o comando do governador João Azevedo?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – Considero a gestão do nosso governador João Azevedo como uma gestão comprometida e inovadora. É nítido a grandiosidade de investimentos na Educação, desde a construção e reformas de escolas, como na valorização dos docentes. Todas as ações voltadas para essa área é fruto de um governo que entende que a Educação é o início de tudo.

BOA NOTÍCIA PBQual a sua opinião sobre o ensino e as escolas de ensino cidadão e integral em expansão acelerada na Paraíba hoje?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – A Rede Estadual de Ensino da Paraíba registrou a segunda maior proporção de estudantes de Ensino Médio matriculados em tempo integral. O índice é de 57,8%, o que representa um total de 256.943 estudantes, sendo quase o triplo da média nacional que é de 20,4%. No total, a Paraíba conta com 302 Escolas Cidadãs Integrais, sendo 152 oferecendo também o Ensino Técnico. Todos os 223 municípios do Estado contam com pelo menos uma escola em tempo integral.
O ensino integral em escolas cidadãs, incluindo aquelas com abordagem técnica, oferece diversas vantagens para os estudantes e para o sistema educacional como um todo, como a formação holística, que permite uma abordagem para além dos aspectos acadêmicos, mas também têm foco no crescimento social, emocional e ético dos alunos; as escolas cidadãs técnicas, em particular, fornecem uma educação mais prática e alinhada com as demandas do mercado de trabalho. Os alunos têm a oportunidade de adquirir habilidades específicas que podem ser aplicadas diretamente em suas futuras carreiras; redução da taxa de abandono escolar, visto que a variedade de atividades pode manter os alunos engajados e interessados na aprendizagem, assim como estimula a criatividade e a inovação; a extensão do tempo de aprendizagem permite uma cobertura mais completa do currículo, possibilitando uma exploração mais profunda de tópicos e uma melhor compreensão dos conceitos, além de promover um envolvimento ativo dos pais e da comunidade e, por fim, as escolas cidadãs têm a oportunidade de promover a cidadania ativa, incentivando os estudantes a participar ativamente na comunidade, compreender questões sociais e desenvolver um senso de responsabilidade cívica.

BOA NOTÍCIA PB – Quanto à modalidade do ensino técnico, qual a opinião da professora?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – O ensino técnico na Paraíba apresenta diversas vantagens significativas, contribuindo para o desenvolvimento educacional e econômico do país. Ele oferece uma formação mais direcionada para as demandas do mercado de trabalho. Os estudantes adquirem habilidades práticas e conhecimentos específicos em suas áreas de escolha, tornando-se mais aptos a ingressar rapidamente no setor profissional devido à natureza prática e focada em habilidades do ensino técnico, ele atende a essa demanda ao formar profissionais capacitados a atuar em setores estratégicos e abrange uma ampla gama de áreas, permitindo que os alunos escolham cursos alinhados com seus interesses e aptidões. Isso proporciona flexibilidade e diversidade de opções para os estudantes, inclusive, com oportunidade de capacitar os estudantes a empreenderem, criando e gerenciando seus próprios negócios. Isso contribui para o desenvolvimento do espírito empreendedor no país contribuindo para a competitividade do país no cenário global.


BOA NOTÍCIA PB – Os assessores mais entusiastas do governador fazem questão de enfatizar que a “Paraíba vive hoje uma verdadeira revolução na educação”. A Sra. também confirma?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – Nossa educação salienta tendências e inovações notáveis que indicam mudanças significativas. Algumas delas incluem o uso crescente da tecnologia na sala de aula, com uso de plataformas de ensino personalizado para acesso de dados e instrumentalização do ensino; abordagens de ensino mais personalizados ganhando destaque, visando atender às necessidades individuais dos alunos, como o nivelamento e o agrupamento produtivo para recompor aprendizagens; avaliações formativas, que se concentram na compreensão contínua do progresso do aluno; ênfase na educação socioemocional, incorporando apoio ao bem-estar emocional dos alunos, promovendo a empatia, o autoconhecimento e as habilidades interpessoais.

BOA NOTÍCIA PB – Que avaliação faz do trabalho do secretário de Educação do Estado, professor Antônio Roberto?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – O secretário de Educação Antônio Roberto é uma grande referência na educação. O seu trabalho é baseado em frentes muito importantes, a exemplo da alfabetização de todas as crianças até o fim do segundo ano, da melhoria dos indicadores de aprendizagem. Durante esses dez meses de gestão, são muito visíveis as mudanças positivas na educação do nosso estado. Foram muitas ações relevantes focadas na melhoria da aprendizagem. É um secretário comprometido e que impulsiona ações estratégicas de maneira efetiva para o avanço do nosso estado.

BOA NOTÍCIA PB – A senhora também ratifica que a escola pública estadual da Paraíba está resgatando o valor, a credibilidade e o respeito junto à população?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – Sim, a escola pública tem feito avanços na qualidade do ensino, o que envolve a implementação de práticas pedagógicas eficazes, atualização de currículos, formação contínua para professores e adoção de métodos de avaliação que reflitam o progresso dos alunos; na infraestrutura escolar, observando as condições físicas das escolas, suas instalações e equipamentos para um ambiente propício ao aprendizado; transparência e comunicação, criando canais de comunicação abertos, oferecendo programas extracurriculares e culturais, como a Flirede, Sementes literárias, Arte em Cena, entre outros, que enriquecem a experiência dos alunos e mostra o compromisso da escola com o desenvolvimento integral dos estudantes; inovação pedagógica, incorporando práticas inovadoras na abordagem pedagógica pode manter o interesse dos alunos e prepará-los para os desafios do século XXI; formação continuada para professores e gestores; avaliação e melhoria contínua, implementando sistemas eficazes de avaliação da qualidade educacional e utilizando esses dados para aprimorar continuamente os processos e resultados da Rede.

BOA NOTÍCIA PB – Que ponderação a professora faz do alunado, do corpo docente e de funcionários que estão sob a sua coordenação na 3ª Gerência?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – A 3ª Gerência é composta por docentes qualificados e comprometidos com a educação de nossos jovens. Assim como, nossos alunos atuam com protagonismo, pensando sempre em seus projetos de vida, a fim de que lhes proporcionem um futuro promissor.

BOA NOTÍCIA PB – Qual a sua mensagem de NATAL e ANO NOVO para os alunos, funcionários e professores da 3ª Região de Ensino?

PROFESSORA SOCORRO CORDÃO – Desejo um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de prosperidade e muitas alegrias para todos que compõem a 3ª Gerência de Educação da Paraíba.

Por: VANILDO SILVA
Jornalista, editor do BOA NOTÍCIA PB