A Estratégia de Saúde da Família (ESF) em Campina Grande vai quase duplicar de tamanho. E para isto, a Secretaria Municipal de Saúde está capacitando os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). Nesta quarta-feira, 6, começou o curso introdutório Atualiza APS, com foco no programa do Governo Federal APS do Futuro que, em Campina Grande, por meio do projeto municipal Campina Atende Mais, vai aumentar de 121 para 204 o número de equipes de ESF.
Os profissionais vão ser capacitados em um curso de 60 horas/aulas com encontros presenciais e online. As aulas presenciais acontecem na faculdade Uninassau. No primeiro momento, são oito turmas com 198 alunos, profissionais de toda a equipe de ESF, sendo duas equipes de cada Distrito Sanitário. O curso aborda atualizações sobre portarias ministeriais, protocolos e notas técnicas da Atenção Básica.
“A educação aliada ao conhecimento qualifica os profissionais de saúde para uma assistência integral, pautada na ética, humanização e resolutividade, garantindo uma assistência de excelência aos usuários do Sistema Único de Saúde”, disse a coordenadora de Educação Permanente da Secretaria de Saúde, Maria Núbia Oliveira.
Os novos 14 médicos residentes em Medicina de Família e de Comunidade, os profissionais do sistema prisional e do Consultório na Rua também participam da capacitação. Paulatinamente, todas as equipes serão treinadas, incluindo as novas que estão se somando com o projeto Campina Atende Mais.
Ao final da implantação das novas equipes, a cidade terá 100% de cobertura de APS no seu território. Campina Grande, que foi uma das três primeiras a implantar o Programa Saúde da Família na Paraíba, agora é a primeira a expandir para 100% a cobertura com a adesão ao APS do Futuro.