A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

BALANÇO – Hospital da PMCG realizou mais de 2 mil cirurgias em 2023

dr edglei

O Hospital Municipal Dr. Edgley realizou, em 2023, o total de 2.112 cirurgias eletivas em Campina Grande, o que corresponde a 176 procedimentos por mês, em média. Deste total, 23 foram cirurgias bariátricas, as primeiras a serem realizadas pela Rede Municipal de Saúde na história da cidade.

O Hospital Dr. Edgley teve o centro cirúrgico estruturado pela gestão em 2022. Foram montadas cinco salas de cirurgia, uma sala de pós-anestesia e 25 leitos de enfermaria. O bloco cirúrgico dispõe de equipamentos de videolaparoscopia para operações seguras e modernas.

O serviço tem capacidade para realizar até 30 operações por dia. Estão sendo realizadas cirurgias de hérnia, vesícula e tireóide, procedimentos de ginecologia, urologia, ortopedia, pequenas cirurgias como retirada de pólipos e sinais. O local também realiza cirurgias odontológicas em pacientes com deficiência. Em breve, também serão ofertadas cirurgias vasculares.

Com relação às cirurgias bariátricas, a unidade hospitalar abriu um Ambulatório da Obesidade em que os pacientes são acompanhados por endocrinologista, psicólogos, nutricionistas, entre outros profissionais de uma equipe multidisciplinar. Após tratamento não cirúrgico e preparação, os pacientes são encaminhados para a operação.

O encaminhamento para as cirurgias é feito via Unidade Básica de Saúde ou através do ambulatório do Complexo Hospitalar Municipal Pedro I, cujo centro cirúrgico também passa por reforma e os pacientes são direcionados para o Dr. Edgley. Foi o caso de Fabrícia Neves, que perdeu 45 kg. “De fato eu renasci, meu corpo já não é o mesmo, minha saúde não é a mesma e, principalmente, minha cabeça não é mais a mesma. 1 ano de vida”, disse ela.