O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram no último dia 02 os Indicadores de Qualidade da Educação Superior referentes ao ano de 2022.
No resultado anual do Índice Geral de Cursos (IGC), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) manteve o conceito 4, em uma escala de 1 a 5, mas apresentou seu melhor índice dos últimos dez anos no IGC contínuo: 3,44, ficando entre as 10 melhores instituições federais de Ensino Superior da Região Nordeste.
O IGC é resultado da avaliação das instituições de educação superior e corresponde à média das notas dos cursos de graduação e dos conceitos atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderados pelo número de matrículas de cada curso.
Além do IGC, o Inep apresentou outros resultados da Qualidade da Educação Superior em relação ao ano de 2022, como informações a respeito do Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), os quais são diretamente relacionados ao ciclo avaliativo do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Entre os critérios avaliados estão a estrutura da universidade e a titulação do corpo docente.
Os resultados abrangem uma amostra de 7.569 cursos com o IDD calculado, 8.934 cursos com CPC e 1.998 instituições avaliadas com o IGC. Ao longo dos três anos referentes ao último ciclo avaliativo do Enade (2019, 2021, 2022), mais de 25 mil cursos foram avaliados – o exame foi adiado, em 2020, em função da pandemia. Também são levados em consideração mais de 5 mil cursos de mestrado e doutorado.
Dos oito cursos da UFCG avaliados no Enade, dois obtiveram conceito 4, em uma escala de 1 a 5: Administração (Campina Grande) e Psicologia (Campina Grande). Os demais cursos – Direito (Sousa), Administração (Sousa) Ciências Econômicas (Campina Grande), Ciências Contábeis (Sousa), Serviço Social (Sousa) e Tecnologia em Gestão Pública (Sumé) -, alcançaram o conceito 3.
“O IGC Contínuo da UFCG apresenta o melhor índice dos últimos dez anos, o que representa uma melhora na qualidade da instituição e reflete o trabalho que vem sendo realizado para o seu aprimoramento no cenário local, regional e nacional”, ressalta Almir Anacleto, Procurador Educacional Institucional da UFCG.
O reitor Antonio Fernandes também celebrou os resultados. “Continuamente, de forma literal, a UFCG vem avançando, passo a passo, num caminhar que a consolida nos cenários regional e nacional. Tal expressão, pontuada pelo conceito crescente no IGC, muito orgulha a nossa comunidade acadêmica e, com certeza, referenda as ações da Reitoria. O fazer da nossa universidade, nas suas práticas de ensino e aprendizagem, nas suas ações de ensino, pesquisa e extensão – reforçadas pelos programas de assistência estudantil, a qualificação e capacitação dos servidores docentes e técnico-administrativos – revigoram o vanguardismo e reforçam o comprometimento institucional com o desenvolvimento da ciência e a evolução social. Parabéns à nossa UFCG, que hoje completa 22 anos de criação, por este passo a mais neste novo caminho”, destacou.
Acesse aqui os resultados dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior
*Com informações e imagem da Ascom UFCG