A Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançou, nesta semana, o edital do Programa UFPB no seu município, para inscrições de projetos sociais que tenham como objetivo a interiorização das ações de extensão da Universidade.
Por meio do programa, serão oferecidas 130 bolsas no valor de R$700,00 mensais, cuja vigência será de seis meses, com início em junho deste ano. A carga horária total que os bolsistas e voluntários selecionados para os projetos deverão cumprir é de, respectivamente, 560 e 360 horas.
Os projetos submetidos precisam ser abordados segundo os eixos temáticos dispostos no edital, com foco no desenvolvimento regional: Cultura; Ciência, Tecnologia e Inovação; Internacionalização; Desenvolvimento Regional Sustentável – meio ambiente, saneamento integrado e acesso à água; e Geração de Trabalho e Renda por meio do Apoio e Fortalecimento de Empreendimentos Econômicos Solidários.
Por se tratar de um programa de interiorização da Universidade, o programa é destinado exclusivamente a projetos que sejam executados em municípios paraibanos com população inferior a 150 mil habitantes, estreitando laços com as gestões municipais, as instituições públicas e/ou privadas, as comunidades e grupos sociais desses municípios.
A submissão de propostas de ações de extensão vai acontecer até o dia 10 de maio, e as inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Estão aptos a submeter propostas os servidores docentes ou técnicos administrativos da UFPB com nível superior que estejam em efetivo exercício. Demais categorias de docentes – visitantes nacionais ou estrangeiros, substitutos e voluntários –, bem como outros servidores, em exercício provisório ou colaboração técnica, também poderão enviar projetos no âmbito do UFPB no seu Município, conforme as orientações previstas no item 4 do edital.
Serão classificados os projetos que atingirem a pontuação mínima de 7,0. A atribuição de bolsas de extensão aos projetos obedecerá à ordem decrescente (da maior até a menor) das notas, até atingir o número máximo de bolsas disponíveis.
O resultado definitivo dos projetos classificados será divulgado no dia 4 de junho. A seleção de discentes bolsistas deve acontecer de 7 até 12 de junho. Os estudantes podem se candidatar para até três projetos, porém cada aluno só poderá ser selecionado na condição de bolsista em apenas um deles, sendo possível ainda ser voluntário em outro projeto. Os discentes só poderão permanecer no mesmo projeto por duas edições.
Para realizar a inscrição nos projetos aprovados no UFPB no Seu Município, os estudantes precisam estar regularmente matriculados, possuir Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) satisfatório e, caso tenham sido bolsistas nos editais de 2023, ter submetido resumo no XXIV ENEX. Os discentes precisam, ainda, comprovar não ter vínculo de bolsista com outros programas acadêmicos. Estudantes concluintes não poderão participar da seleção às bolsas.
A execução dos projetos deverá ser na modalidade presencial, sem excluir do projeto as atividades realizadas com o auxílio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Para mais informações sobre o processo seletivo e outras dúvidas sobre o Programa UFPB no seu município, entre em contato com a PROEX pelo e-mail: secretariacopac@proex.ufpb.br.