O Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a Rede Hospitalar do Governo da Paraíba, em Campina Grande, lançou, na manhã de terça-feira (21), a 21ª Campanha de Prevenção às Queimaduras. O evento ocorreu na Escola Estadual Cidadã Integral Técnica de Campina Grande Bráulio Maia Júnior.
A mobilização, que segue até o dia 30 deste mês, tem o objetivo de reduzir o número de pessoas queimadas neste período de festas juninas e sensibilizar a população sobre os cuidados para evitar acidentes. Na ocasião, foram apresentados dados de vítimas de queimaduras, além de distribuição de panfletos com orientações sobre prevenção de acidentes. Durante toda a campanha, equipes de enfermeiros da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Trauma-CG realizarão ações educativas nas escolas e pontos turísticos da cidade.
A tenente do Corpo de Bombeiros, Bárbara Araújo, ressaltou a importância de campanhas educativas como a que iniciou hoje e destacou pontos importantes. “Hoje nós trouxemos para abertura da campanha a palestra: Atendimento Pré-Hospitalar, abordando o que pode ser feito no caso de emergências, nos casos de queimaduras, mostrar aos alunos o que eles podem fazer de imediato antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Então, caso aconteça com eles ou com alguém próximo alguma situação, a gente orienta principalmente a realizar o básico, que é lavar a área afetada em água corrente, cobrir a queimadura caso ela venha abrir, ter o cuidado de resfriá-la e não colocar nada em cima, como gelo, pomadas e manter o local da queimadura livre para receber os cuidados hospitalares”, enfatizou a tenente. Ela disse ainda que toda ação de informação com relação ao Atendimento Pré-Hospitalar é importante e principalmente nesse período que antecede as festas juninas.
A médica cirurgiã plástica Isis Lacerda afirmou que a Campanha de Prevenção às Queimaduras tem papel importante na redução direta nos números de atendimentos de vítimas de queimaduras, principalmente durante o São João. Ela cita, por exemplo, as pessoas que sofreram queimaduras causadas por fogueiras, cujos casos reduziram.
Segundo a médica Isis Lacerda, é importante que as primeiras ações, nos casos de queimaduras, sejam lavar o local atingido em água corrente e envolver em um pano limpo e procurar imediatamente o serviço de saúde.
O estudante Jefferson Vieira Virgínio, 15 anos, disse que campanhas de prevenção a queimaduras são importantes para conscientizar os jovens como se cuidam, a fim de evitar as queimaduras e também como proceder em caso de se acidentar com fogo.
Em 2023, a instituição hospitalar registrou 66 atendimentos na Unidade de Tratamento de Queimados, no período em que são comemoradas as festas juninas. Desse total, 14 pessoas foram atendidas com ferimentos causados por fogos, fogueiras e alimentos, sendo oito crianças e seis adultos. O número representou uma queda de 21% em relação ao mesmo período de 2022.
O Trauma-CG é o único na cidade que possui uma Unidade de Queimados com atendimento ambulatorial e hospitalar durante 24h, atendendo à população do Compartimento da Borborema. A unidade é composta por equipe multiprofissional como médicos, enfermeiros, cirurgiões plásticos, assistente social, fisioterapeutas, psicólogos e nutricionistas.