Neste sábado,14, a UNINASSAU Campina Grande realiza um dia de serviços e orientações para pais, responsáveis e crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A ação “Dia SER: cuidando dos cuidadores” é promovida pelo Núcleo de Atenção à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (NATEA).
Renata Pimentel, coordenadora do curso de Psicologia da Instituição de Ensino Superior, ressalta que a programação conta com atendimentos nas áreas de Psicologia, Direito, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Nutrição, Medicina Veterinária, Estética e Cosmética. “O evento é aberto ao público e tem como objetivo oferecer, gratuitamente, orientações necessárias para as pessoas com TEA e seus cuidadores”, explica.
Por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, o público pode ir em busca de informações sobre os direitos das pessoas com TEA, como garantias, desafios e caminhos para a inclusão. Além disso, há a oferta de massagem relaxante e ventosaterapia, grupo de escuta e acolhimento para os cuidadores. Ao longo da manhã, o curso de Medicina Veterinária realiza terapia assistida com animais e o de Odontologia oferece serviços odontológicos para responsáveis e crianças com Transtorno do Espectro Autista.
A programação ainda conta com palestras. Elas abordam os seguintes temas: “Como estimular a fala do seu filho no dia a dia”, “Cuidar juntos: visibilidade e cuidado para quem cuida” e “Psicoeducação para pais e cuidadores”.
Para a Diretora Acadêmica do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, Simone Bérgamo, o NATEA desempenha um papel essencial no atendimento às necessidades dos cuidadores. “Por meio de ações como o Dia SER, oferecemos atendimentos gratuitos, palestras e um ambiente acolhedor, proporcionando suporte prático e emocional às famílias que convivem com o TEA. Além de beneficiar diretamente a comunidade, essas iniciativas fazem parte das atividades do Sistema de Aprendizagem Ubíqua, aliando a entrega de serviços à sociedade com a formação dos nossos alunos. Ao participarem, os estudantes vivenciam a prática profissional, ampliam sua visão social e desenvolvem competências fundamentais para sua trajetória acadêmica e sua carreira”.