A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Governo Lula prevê mais de 20 mil novas contratações de servidores até 2026

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo federal deve contratar mais de 20 mil servidores até o fim do terceiro mandato de Lula — acima dos 18 mil inicialmente previstos.

Segundo o PLOA 2026, estão autorizadas 11.382 vagas em concursos em andamento e novos certames. Por ser ano eleitoral, as posses precisam ocorrer até o fim do primeiro semestre. Nessa conta entram os 3.652 aprovados na 2ª edição do Concurso Público Nacional Unificado (o “Enem dos Concursos”), com provas em 5 de outubro e 760 mil inscritos.

O número não inclui as 22 mil contratações de universidades e institutos federaisprevistas pelo MEC. Dweck destacou que a nova geração de servidores tem idade média entre 30 e 40 anos, o que ajuda na renovação de quadros, já que 180 mil devem se aposentar na próxima década.

Ela lembrou que o governo promove uma Reforma Administrativa interna, com 86% das carreiras reestruturadas para 20 níveis de progressão, mas reconheceu que combater supersalários segue como um dos principais desafios.