A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Tesouro Nacional concede prêmio a João Azevêdo pela gestão fiscal eficiente da Paraíba

A Paraíba recebeu, nesta segunda-feira (15), em Brasília, a nota A+ da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), durante o III Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O governador João Azevêdo celebrou o resultado, destacando que o reconhecimento confirma a responsabilidade da gestão com o equilíbrio financeiro e abre espaço para mais investimentos com recursos próprios, geração de empregos e fortalecimento da economia.

A avaliação da STN se soma ao rating brAAA da agência internacional S&P Global Ratings, a mais alta classificação de risco concedida a um estado, reforçando a capacidade da Paraíba de honrar compromissos e atrair novos investidores.

O secretário de Orçamento, Planejamento e Gestão, Gilmar Martins, lembrou que o Estado já mantinha, nos últimos quatro anos, a classificação Capag A. “Agora alcançamos o A+ também na qualidade da informação contábil, o que amplia a credibilidade para os credores”, ressaltou. Para o secretário da Fazenda, Marialvo Laureano, o quinto ano consecutivo de nota máxima comprova a transparência e o equilíbrio das contas públicas, que se refletem em obras e políticas que melhoram a vida dos paraibanos.

O prêmio da STN reconhece estados e municípios que enviam dados contábeis consistentes ao Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), estimulando a transparência e a boa gestão fiscal. O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, destacou que a premiação celebra o compromisso dos entes públicos com a boa prática contábil.

A classificação de capacidade de pagamento (Capag) da STN vai de A — nota mais alta — a D. Apenas estados com notas A e B podem obter aval da União para operações de crédito, o que reforça a importância do resultado conquistado pela Paraíba.