A paraibana Luiza Erundina, deputada federal por São Paulo e natural de Uiraúna, será homenageada pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) com o título de Doutora Honoris Causa. A cerimônia acontece quarta-feira, 1º de outubro, às 15h, no Centro de Eventos Rosa Tânia, campus Campina Grande.
A honraria, proposta pelo professor Antunes Ferreira da Escola Técnica de Saúde de Cajazeiras (ETSC) e aprovada pelo Colegiado Pleno da UFCG, integra as comemorações dos 50 anos da ETSC.
Assistente social, ex-prefeita de São Paulo (1989–1993) e deputada federal por sete mandatos, Erundina é reconhecida como uma das “Cabeças mais influentes do Congresso” por 19 anos consecutivos e a única mulher premiada em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco. Para a UFCG, sua atuação em defesa da justiça social, dos direitos humanos e da diversidade traduz os valores da instituição e justifica a homenagem.
Luiza Erundina, 91 anos, foi uma das fundadoras do PT no país. Atualmente está filiada ao PSOL, no sétimo mandato como deputada federal.