A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Campina gera mais de 1.200 novos empregos em setembro

Campina Grande segue consolidando sua força econômica no cenário nordestino. O município encerrou o mês de setembro com 1.223 novos postos de trabalho formais, segundo os dados mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (30) pelo Ministério do Trabalho.

O saldo positivo é resultado de 4.754 contratações contra 3.531 desligamentos, marcando o 20º mês consecutivo em que a Rainha da Borborema mantém crescimento na geração de empregos formais. Com o desempenho de setembro, Campina Grande supera, em apenas nove meses, o total de empregos criados em todo o ano de 2024, alcançando 6.206 novas vagas acumuladas em 2025.

Serviços puxam o crescimento e cidade lidera no Nordeste

O setor de Serviços foi novamente o grande motor da economia campinense, responsável por 838 das 1.223 vagas criadas no mês. O dinamismo local também coloca Campina Grande à frente de importantes polos regionais, como Caruaru (603) e Petrolina (871), em Pernambuco; Mossoró (231), no Rio Grande do Norte; e Feira de Santana (867), na Bahia.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Campina Grande, Tâmela Fama, o resultado reflete o trabalho contínuo da gestão municipal em atrair investimentos e apoiar o setor produtivo.

“Com a curva ascendente que acompanhamos há nove meses, já prevíamos superar os números de 2024 no Caged. Agora é hora de celebrar essa marca, mas também de seguir com o foco na atração de novos postos de trabalho e no diálogo com os empresários, que têm recebido apoio e incentivos para impulsionar o desenvolvimento da cidade”, destacou.

Espírito empreendedor em alta

Além da geração de empregos, Campina Grande também mostra vigor na abertura de novos negócios. De acordo com o painel Mapa de Empresas, do gov.br, o município já contabiliza 5.801 novos CNPJs de Microempreendedores Individuais (MEIs) em 2025, sendo 683 somente em setembro. A projeção é de que a cidade ultrapasse o total de 5.850 novos MEIs registrados em 2024 antes do fim do ano.

Com um cenário de crescimento sustentado, Campina Grande reafirma sua posição como um dos principais polos econômicos do Nordeste, combinando geração de empregos, empreendedorismo e políticas públicas voltadas para o fortalecimento do desenvolvimento local.