Com o tema “Ideias para ver o mundo”, o Festival Audiovisual de Campina Grande – Comunicurtas UEPB chega à sua 20ª edição celebrando a força criativa e a diversidade do cinema. A coordenação do festival divulgou, sexta-feira (7), a lista dos filmes selecionados que irão concorrer nas mostras competitivas deste ano.
Ao todo, foram 1.430 produções inscritas, vindas de várias regiões do país, abrangendo diferentes gêneros — ficção, documentário, animação, reportagem, filme publicitário e videoclipe. As obras escolhidas estarão nas mostras “Tropeiros da Borborema”, “Brasil”, “Longas Brasileiros”, “Estalo”, “Tropeiros de Telejornalismo”, “Som da Serra”, “Tropiqueers” e “Território e Liberdade”.
O festival será realizado entre os dias 24 e 30 de novembro, transformando Campina Grande em um grande palco de arte, reflexão e resistência cultural.
Segundo o coordenador geral Hipólito Lucena, o Comunicurtas reafirma seu compromisso com a diversidade, o pensamento crítico e a transformação social por meio da arte.
“O cinema é um espelho do mundo e uma ferramenta de mudança. Ele amplia vozes, conecta histórias e cria pontes entre arte e sociedade”, destacou Lucena.
A curadoria ressalta que o festival é um convite para enxergar o mundo a partir de diferentes olhares, inspirando-se nas ideias de Édouard Glissant e Ailton Krenak, que veem a arte como uma força capaz de gerar novas narrativas e expandir percepções.
Realizado pelo Ypuarana Cultural e pela Polvo – Cinema, Arte e Educação, o Comunicurtas conta com o apoio da Codecom, TV UEPB, Secretaria de Cultura de Campina Grande, Secretaria de Cultura da Paraíba e Pró-Reitoria de Cultura da UEPB. A edição é viabilizada pelo Edital Vladimir Carvalho Nº 027/2024, de Fomento a Festivais e Mostras Audiovisuais.
Além das exibições, a programação inclui debates, oficinas, palestras, shows, exposições e espetáculos teatrais. Um dos destaques é o Comunicurtas Itinerante, que leva sessões gratuitas de cinema a bairros periféricos e cidades do interior da Paraíba, democratizando o acesso à cultura e fortalecendo o papel social da arte.
A lista completa dos filmes selecionados pode ser conferida neste link.