A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Professor da UFCG é o único pesquisador do Nordeste na lista dos mais citados do mundo

A ciência nordestina acaba de ganhar um motivo de orgulho. O professor Claudianor Alves, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi reconhecido internacionalmente como um dos Highly Cited Researchers 2025, lista da empresa Clarivate que reúne apenas os 1% de pesquisadores mais citados do planeta em suas áreas de atuação. Ele é um dos 17 brasileiros mencionados — e o único representante do Nordeste.

Pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição, Claudianor é docente da Unidade Acadêmica de Matemática do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT). Com trajetória que inclui pós-doutorados na USP e Unicamp, doutorado e mestrado na UnB e graduação na UFPB, o pesquisador integra comitês editoriais de revistas internacionais e atua no Comitê de Assessoramento do CNPq em Matemática.

O professor celebrou o reconhecimento ressaltando o desafio de produzir pesquisa de alto impacto em matemática, área que descreve como “uma ciência exata difícil de gerar publicações científicas”. Ele destacou ainda o valor simbólico da UFCG como única universidade nordestina na lista, prova da força da pesquisa produzida na instituição. “Não foi à toa que a UFCG passou a integrar a Rede Brics da Capes”, afirmou.

Claudianor dedicou o reconhecimento à história do curso de Matemática da universidade. “Levo comigo o trabalho coletivo que a unidade vem construindo há anos, fortalecendo seu corpo docente e um curso sólido. Na lista, estamos eu e a nossa trajetória”, disse, acrescentando esperar que outros pesquisadores da UFCG também alcancem esse patamar nos próximos anos.

A edição 2025 da lista da Clarivate reuniu 6.868 pesquisadores de mais de 1.300 instituições em 60 países, distribuídos em 22 áreas do conhecimento. O ranking é referência mundial para medir impacto científico e comparar desempenhos acadêmicos.

Além da UFCG, outras instituições brasileiras que tiveram pesquisadores citados incluem USP, CTI Renato Archer, Cemaden, PUC-Rio, PUC-RS, UnB, Unesp, UFV e UFRGS.

*Da Redação do BOA NOTÍCIA PB Com informações da ASCOM-UFCG