O governador João Azevêdo recebeu, sexta-feira (9), o superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, para discutir o fortalecimento das parcerias institucionais entre o Governo do Estado e a entidade, com foco no desenvolvimento das cadeias do artesanato e do turismo.
Durante o encontro, foram debatidas ações conjuntas voltadas à valorização da economia criativa, à qualificação dos artesãos e ao fortalecimento do turismo como vetor de desenvolvimento regional, geração de emprego e renda, além da promoção da identidade cultural paraibana.
João Azevêdo destacou que grandes projetos estruturantes, como o Polo Turístico Cabo Branco, a Ponte do Futuro, o Radiotelescópio Bingo e a Cidade da Astronomia, irão ampliar significativamente as oportunidades no empreendedorismo e no turismo. “São iniciativas que terão forte impacto nessas regiões, aumentando a demanda por serviços e fortalecendo a economia local. A parceria com o Sebrae é fundamental para ampliar o alcance das políticas públicas de desenvolvimento econômico do Estado”, afirmou.
Segundo o governador, o artesanato e o turismo exercem papel estratégico na economia paraibana, sobretudo por promoverem inclusão produtiva e valorização cultural. “A atuação integrada com o Sebrae fortalece essas cadeias, levando capacitação, inovação e mais oportunidades para os pequenos empreendedores”, ressaltou.
O superintendente do Sebrae Paraíba, Luiz Alberto Amorim, reforçou o compromisso da instituição com o desenvolvimento sustentável e a interiorização do turismo, destacando a criação de 30 novos roteiros turísticos no Estado, em parceria com o poder público e a iniciativa privada. “Nossa meta é inserir todos os municípios da Paraíba em roteiros turísticos. A modernização dos aeroportos de Patos e Cajazeiras, além de projetos como o Radiotelescópio Bingo e a Cidade da Astronomia, no Sertão, são fundamentais para consolidar esse trabalho”, explicou.
Luiz Alberto também enfatizou que o Sebrae atua de forma permanente no apoio aos pequenos negócios e ao artesanato em todas as regiões do Estado. “A parceria com o Governo da Paraíba amplia o impacto das ações, especialmente no turismo, que é um setor estratégico para a economia”, pontuou.
41º Salão do Artesanato Paraibano
Como exemplo de parceria bem-sucedida, o superintendente destacou as duas edições anuais do Salão do Artesanato Paraibano, realizadas em João Pessoa e Campina Grande. Ele informou ainda que o presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, visitará o Salão neste sábado (10) para prestigiar os artesãos.
“O Salão do Artesanato, que será aberto hoje com o tema Mosaico – Arte em cada parte, reúne mais de 600 expositores de diversos municípios e consolida, em sua 41ª edição, um dos maiores eventos de valorização do artesanato e do talento dos artesãos paraibanos”, concluiu.