O Google apresentou, no último fim-de-semana uma prévia do futuro do Gmail, apostando fortemente em inteligência artificial para mudar a forma como os usuários lidam com seus e-mails. A principal novidade é a AI Inbox, uma visualização alternativa que transforma a tradicional lista de mensagens em uma espécie de painel inteligente de tarefas e tópicos relevantes.
Segundo a empresa, a nova interface será exibida ao lado da caixa de entrada convencional na versão web, identificada por um ícone próprio no menu lateral. Ao acessar o recurso, o usuário encontra um resumo personalizado, com destaque para a última atualização, além de seções de “tarefas sugeridas” e “tópicos em acompanhamento”. Cada item permite acesso direto aos e-mails relacionados, facilitando o gerenciamento das mensagens.
O Google explica que a AI Inbox não estabelece um limite fixo de tarefas sugeridas. O sistema prioriza o que considera mais relevante com base no comportamento do usuário, como frequência de respostas e contatos mais recorrentes. Ainda assim, a empresa reconhece que existe o risco de sobrecarga e desorganização, já que o volume de e-mails pode ser elevado.
A big tech também admite que o recurso ainda está em fase de evolução. Por enquanto, por exemplo, não há a opção de marcar uma tarefa como concluída.
Outros avanços que apontam o futuro do Gmail
A AI Inbox não chega sozinha. O Google também anunciou melhorias significativas na busca dentro do Gmail com a Visão Geral com IA. A ferramenta permite que o usuário faça perguntas em linguagem natural diretamente na barra de pesquisa, como: “quem foi o encanador que me enviou um orçamento no ano passado?”. A resposta vem em forma de resumo, baseada nas mensagens armazenadas, sem a necessidade de abrir e-mails individualmente.
Outra novidade é um sistema avançado de revisão gramatical, capaz de analisar gramática, tom e estilo dos textos — funcionalidade semelhante à oferecida pelo Grammarly.
Todos esses recursos são alimentados pelo Gemini 3, o modelo de IA mais recente do Google.
Privacidade e disponibilidade
Em relação à privacidade, o Google reforça que o conteúdo dos e-mails não é utilizado para treinar os modelos de IA e que os usuários podem desativar os recursos inteligentes a qualquer momento.
A liberação das novidades acontece de forma gradual:
- A AI Inbox está disponível inicialmente apenas para um grupo restrito de “testadores confiáveis” nos Estados Unidos e somente para contas pessoais do Gmail. Contas do Google Workspace ainda não são compatíveis;
- Os recursos de correção gramatical, Visão Geral com IA e respostas personalizadas estão disponíveis para assinantes dos planos Google One AI Pro e Ultra;
- Já os resumos de IA podem ser utilizados por todos os usuários do Gmail, embora seja necessário abrir cada e-mail manualmente.
Com as mudanças, o Google sinaliza que o Gmail deixa de ser apenas uma caixa de mensagens e passa a se consolidar como uma plataforma inteligente de organização e produtividade.
*BOA NOTÍCIA PB, A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!