A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Governo João Azevêdo premia mais de 3 mil professores, 229 escolas e celebra queda histórica da evasão escolar

O governador João Azevêdo entregou, na manhã desta quarta-feira (14), as premiações dos programas Professor Nota 1000 e Escola Nota 1000, durante solenidade realizada no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, em João Pessoa. Nesta edição, foram contemplados 3.307 professores e 229 escolas, totalizando um investimento superior a R$ 56 milhões, com impacto direto em 6.598 profissionais e colaboradores da Rede Estadual de Ensino.

A iniciativa do Governo da Paraíba reconhece e estimula práticas pedagógicas e de gestão escolar que resultam em avanços concretos na aprendizagem dos estudantes da Educação Básica. Durante o evento, João Azevêdo destacou os números expressivos alcançados pela educação paraibana nos últimos anos.

Nos anos iniciais do ensino, a taxa de aprovação saltou de 95,5% para 98,4%; já nos anos finais, o índice cresceu de 82,2% para 97%. As taxas de reprovação e evasão também apresentaram quedas históricas. Nos anos iniciais, a reprovação caiu de 3,3% para 1,4% e a evasão de 1,2% para apenas 0,1%. Nos anos finais, a reprovação foi reduzida de 12,9% para 2,5%, enquanto a evasão despencou de 4,9% para 0,4%, indicando que praticamente nenhum aluno está deixando a escola nesse período.

“Que alegria começar o dia reconhecendo um grande trabalho feito nas escolas e em todo o sistema de educação. Na Paraíba, potencializamos as conquistas porque incentivamos professores e servidores a desenvolverem práticas que fortalecem a relação ensino-aprendizagem. Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo”, afirmou o governador, ao destacar ainda que os critérios da premiação foram reestruturados e tornados mais exigentes.

João Azevêdo também anunciou que, até o fim deste mês, mil professores aprovados no concurso da Educação serão convocados, além de reafirmar o compromisso com a valorização da categoria, que já recebe acima do piso nacional e terá reajuste alinhado ao concedido aos demais servidores estaduais.

O vice-governador Lucas Ribeiro ressaltou que a premiação vai além dos indicadores estatísticos. “A educação da Paraíba não é só número ou aprovação no Enem. É cidadania, formação humana e transformação social. Sob a liderança do governador João Azevêdo, a educação se consolidou como política de Estado”, afirmou.

Para o secretário de Estado da Educação, Wilson Filho, o reconhecimento é fruto de um esforço coletivo. “Hoje, premiamos mais de 3,3 mil professores e 229 escolas. Somando os servidores, chegamos a cerca de 10 mil profissionais da educação reconhecidos. O principal critério do edital é a dedicação e o envolvimento de todos na construção de práticas pedagógicas e de gestão que geram resultados reais”, destacou.

Autoridades como o deputado federal Wilson Santiago e o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, também enalteceram a política educacional do Estado, destacando a educação como principal ferramenta de transformação social e de superação das desigualdades.

Estímulo à aprendizagem

Instituído em maio de 2025, o Prêmio Professor Nota 1000 reconhece docentes em efetivo exercício que desenvolvem práticas pedagógicas inovadoras, alinhadas às diretrizes curriculares e baseadas em evidências educacionais. Os professores premiados recebem o valor equivalente a uma remuneração mensal.

Já o Prêmio Escola Nota 1000 é destinado às unidades que se destacaram nos resultados de aprendizagem, no fluxo escolar, no planejamento pedagógico, na participação em avaliações institucionais e na organização administrativa. Os servidores das escolas vencedoras também recebem premiação equivalente à remuneração.

A grande novidade desta edição foi a criação do Prêmio Melhores do Ano, que premiou 16 estudantes (um de cada Gerência Regional de Educação), 16 professores (um por categoria temática) e 16 escolas (uma por GRE). Os alunos receberam notebooks; os professores, uma viagem dentro do país; as escolas, R$ 15 mil; e os servidores das Gerências, o 14º salário.

Representando o impacto da iniciativa na sala de aula, a professora Alice Medeiros, da ECI Antônio Coelho Dantas, em Nova Palmeira, destacou a importância do reconhecimento. “Meu projeto trabalhou educação financeira para ensinar matemática. Essa premiação nos motiva ainda mais. É um reconhecimento que nos enche de orgulho”, afirmou.