A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Governo da Paraíba firma parceria nacional contra a VIOLÊNCIA à MULHER

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta terça-feira (3), na Granja Santana, em João Pessoa, com a senadora Daniella Ribeiro e o presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, para a assinatura de protocolos de intenção voltados à realização de campanhas de combate à violência contra a mulher em aeroportos brasileiros administrados pela concessionária. A iniciativa integra o programa Antes que Aconteça e será intensificada durante o período carnavalesco.

Durante o encontro, que contou ainda com a presença da secretária de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Rosália Lucas, e do presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ferdinando Lucena, a Aena apresentou ao governador o Plano de Gestão de Infraestrutura (PGI), que prevê a expansão do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. A ampliação foi antecipada em razão do crescimento econômico e turístico da Paraíba e da chegada de novos empreendimentos estratégicos, como os do Polo Turístico Cabo Branco.

Ao avaliar a reunião, João Azevêdo destacou a importância das parcerias firmadas. “Primeiro, essa grande união entre a Aena e o programa Antes que Aconteça, numa campanha essencial de combate à violência contra a mulher nos aeroportos, que se soma às ações já desenvolvidas pelo Estado. Além disso, conhecer o plano de expansão do Aeroporto de João Pessoa é fundamental para ampliarmos ainda mais as janelas de oportunidades para a Paraíba”, afirmou.

Coordenadora nacional do programa Antes que Aconteça, a senadora Daniella Ribeiro ressaltou o apoio do Governo do Estado para a efetivação das ações. “A sensibilidade e o compromisso do governador João Azevêdo com as mulheres paraibanas têm sido decisivos. A estrutura do Estado — envolvendo Segurança Pública, Saúde, Educação e a Secretaria da Mulher — foi colocada à disposição, o que fortalece a execução do programa”, destacou.

O presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, informou que a campanha será veiculada nos 17 aeroportos administrados pela concessionária no país, alcançando cerca de 45 milhões de pessoas, por meio de vídeos institucionais produzidos pela Secretaria de Estado da Comunicação Institucional da Paraíba (Secom-PB). “É uma grande satisfação para a Aena abraçar o Antes que Aconteça, uma causa de toda a sociedade. Vamos levar essa mensagem de conscientização a milhões de brasileiros”, afirmou.

Criado pela senadora Daniella Ribeiro, o Antes que Aconteça tem como objetivo instituir uma ampla rede de apoio às mulheres vítimas de violência doméstica. Entre as ações previstas estão campanhas educativas nas escolas, implantação de salas lilás em delegacias comuns, cursos de defesa pessoal, monitoramento eletrônico com tecnologia de ponta e incentivo à autonomia feminina por meio do empreendedorismo.

Expansão do Aeroporto

Na reunião, a Aena detalhou o PGI do Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, que prevê a ampliação da estrutura para atender ao aumento da demanda, impulsionado pelo bom momento econômico e turístico do Estado. Em contrapartida, o governador João Azevêdo apresentou os principais investimentos em execução na Paraíba, como a consolidação do Polo Turístico Cabo Branco — cujo primeiro resort já tem data de inauguração —, a implantação do Centro Internacional de Computação Quântica (Ciquanta), além do radiotelescópio Bingo e da Cidade da Astronomia, no Sertão paraibano, que devem fortalecer o turismo científico.

Para a secretária Rosália Lucas, a expansão do aeroporto reflete o desempenho positivo do Estado. “Entre os aeroportos administrados pela Aena, o de João Pessoa foi o que mais cresceu no Nordeste. Esse resultado é fruto dos investimentos do Governo da Paraíba para atrair turistas. Vivemos o melhor momento do nosso turismo, e a expansão nos prepara ainda mais para o futuro”, avaliou.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, reforçou que os números alcançados anteciparam a ampliação. “Graças ao crescimento do fluxo de passageiros e ao trabalho integrado do Governo do Estado, a expansão do Aeroporto Castro Pinto foi antecipada”, explicou.

Entre as melhorias previstas estão a construção de uma nova ponte de embarque e a implementação de ações voltadas ao reforço da segurança, incluindo um plano de proteção do perímetro operacional do aeroporto.

*BOA NOTÍCIA PB, A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!