A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Parceria entre Prefeitura de Campina e Sesi garante 1º lugar em festival de robótica

A parceria entre a Prefeitura de Campina Grande e o Sesi Paraíba foi decisiva para a conquista do primeiro lugar da equipe Thunder Racing na etapa regional do Festival Sesi de Robótica, realizada nesta quarta-feira (04), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande.

O destaque da equipe não se deu apenas pelo desempenho técnico na competição, mas também pelo impacto social do projeto “Doce Futuro”, desenvolvido em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas). A iniciativa foi realizada em novembro do ano passado no Restaurante Popular Prato do Povo, com a promoção de oficinas de Confeitaria Artesanal voltadas à inclusão social e ao fortalecimento da autonomia financeira.

O projeto beneficiou 21 mulheres acompanhadas por sete Centros de Referência em Assistência Social (Cras), que receberam orientações práticas sobre manuseio de utensílios, higiene na produção de alimentos, preparo de bolos de festa e precificação, ampliando oportunidades de geração de renda.

Formada por seis alunos, a equipe Thunder Racing desenvolveu um protótipo de Fórmula 1 dentro do programa internacional Stem Racing 2026. Um dos critérios obrigatórios da competição foi a elaboração de um projeto social, requisito cumprido com excelência pelo Doce Futuro, que uniu tecnologia, educação e responsabilidade social.

Com estudantes de 12 a 19 anos, a equipe se destacou ainda nos quesitos de engenharia, gestão e empreendedorismo, garantindo vaga para a etapa nacional, que será realizada em março, em São Paulo. A fase internacional está prevista para acontecer ainda este ano, em Singapura.

“Primeiramente agradeço a Deus e, em seguida, à Semas, que nos deu todo o apoio necessário. Foi um ano de muito trabalho e essa conquista só foi possível graças à união entre robótica e projeto social”, destacou Paulo Ricardo, aluno do Sesi e idealizador do Doce Futuro.

O professor do Sesi Paraíba e técnico da equipe, Igor Oliveira, ressaltou o empenho dos alunos ao longo da temporada. “A maior vitória foi a superação. Foram noites em claro, finais de semana e feriados dedicados aos projetos. Esse primeiro lugar representa o esforço coletivo de toda a equipe”, afirmou.

Para o secretário de Assistência Social de Campina Grande, Fábio Thoma, a conquista evidencia a importância da atuação integrada do poder público. “Ver o Doce Futuro associado a uma vitória tão significativa mostra que inclusão social, educação e inovação podem caminhar juntas, fortalecendo tanto as mulheres atendidas pelos Cras quanto a formação de jovens talentos que levam o nome de Campina Grande para o Brasil e o mundo”, concluiu.

O Festival Regional Sesi de Robótica, realizado pela primeira vez na Paraíba, reuniu equipes de escolas públicas e privadas do estado e de outras regiões do Nordeste, nas modalidades First Lego League Challenge (FLL), First Tech Challenge (FTC) e Stem Racing, consolidando-se como um importante espaço de incentivo à educação tecnológica e à inovação científica.

*BOA NOTÍCIA PB, A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!