Com confete, serpentina e muita animação, Campina Grande será tomada pelo Bloco da Cinquentinha da UEPB, que sai às ruas este ano na próxima quinta-feira (12), a partir das 15h, no Museu de Arte Popular da Paraíba (MAPP).
Em sua 11ª edição, o bloco traz como tema “O Maior Carrego do Brasil”, em homenagem ao cantor e compositor Biliu de Campina, um dos maiores símbolos da música e da cultura popular nordestina. A entrada é gratuita.

A iniciativa é da Pró-Reitoria de Cultura (PROCULT) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e nasceu em 2016, durante as comemorações dos 50 anos da instituição, com o objetivo de integrar a universidade à cidade por meio da cultura e da festa popular. Desde então, o Cinquentinha se consolidou como um dos blocos mais tradicionais do período carnavalesco alternativo em Campina Grande.
A programação musical contará com apresentações de Gitana Pimentel, Tony Show & Expressão Musical, Érika Marques & Banda Magia e Samba Show, além da participação do Bloco Fuzuê, da Universidade Aberta à Maturidade (UAMA/UEPB). O evento também terá um espaço dedicado às crianças, com pipoca, algodão-doce, brinquedos e intervenções artísticas do Grupo de Teatro Eureka, que levará palhaçaria e performances com pernas de pau ao público.
O homenageado desta edição, Biliu de Campina, marcou gerações com sua irreverência, originalidade e forte identidade com a cultura nordestina. “Biliu esteve diversas vezes conosco no Bloco, sempre com sua presença marcante e seu talento singular. Sua contribuição para a música e a cultura popular é imensa”, destacou o pró-reitor de Cultura da UEPB, José Cristóvão de Andrade.
Além de Biliu, o Bloco da Cinquentinha também presta homenagens a Chico Pereira, referência no trabalho artístico e cultural vinculado à UEPB, especialmente nos museus institucionais, e a Erivelton Cunha Nóbrega (Vevel), professor que deixou um legado importante no Centro Artístico Cultural e no Grupo Acauã da Serra.
Assim como no ano passado, o Cinquentinha integra a programação do “Campina de Brincantes”, projeto da Associação de Juventudes, Cultura e Cidadania (AJURCC), em parceria com o Governo do Estado da Paraíba, contando ainda com o apoio da ADUEPB e do SINTESPB/UEPB. As camisas do bloco estão à venda no CAC, e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (83) 99885-1555.
Com alegria, memória e valorização da cultura popular, o Bloco da Cinquentinha da UEPB reafirma seu papel como um espaço de celebração, resistência cultural e homenagem aos grandes nomes que ajudaram a construir a identidade de Campina Grande.
*BOA NOTÍCIA PB, A IFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!