A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Hugo Motta articula aproximação entre PP e Lula

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), teve papel central na articulação de um possível acordo entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o PP, partido comandado pelo senador Ciro Nogueira (PI). Segundo apuração da Folha de São Paulo, Motta intermediou uma reunião cordial, realizada em 23 de dezembro na Granja do Torto, em Brasília, com o objetivo de reduzir tensões políticas e abrir caminho para uma reaproximação entre Lula e Nogueira, principalmente em torno das eleições de 2026 no Piauí.

O encontro buscou definir um cenário eleitoral que favoreça a reeleição de Ciro Nogueira ao Senado, com o compromisso de Lula de apoiar de forma enfática apenas um candidato ao Senado — Marcelo Castro (MDB) —, reduzindo a interferência direta do Planalto na disputa pela segunda vaga. Em contrapartida, o senador sinalizaria neutralidade do PP na corrida presidencial, enfraquecendo o alinhamento do partido com Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Hugo Motta é apontado como “filho político” de Ciro Nogueira e teria contribuído para que a reunião fosse cordial, com troca de gestos de afeto e sinalizações de reconciliação. A articulação, no entanto, é considerada delicada dentro do PT no Piauí, onde o senador é visto com desconfiança por aliados locais.

O movimento ocorre em meio ao avanço da federação partidária União Progressista, formada por PP e União Brasil, que, se reconhecida pelo TSE, se tornará a maior bancada da Câmara, obrigando os partidos a atuarem de forma conjunta nas eleições nacionais. Motta surge, nesse contexto, como um articulador-chave para viabilizar a aproximação entre Lula e o PP, reforçando a influência do senador no cenário eleitoral e sinalizando a possibilidade de neutralidade do partido nas eleições presidenciais.

*BOA NOTÍCIA PB, A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!