A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Filhos de Vladimir Herzog, Rubens Paiva e Henfil levam memória e resistência à Sapucaí em desfile que homenageia Lula

A Marquês de Sapucaí será palco de um dos momentos mais simbólicos e emocionantes do Carnaval 2026. Filhos e familiares de vítimas da ditadura militar brasileira irão desfilar pela Acadêmicos de Niterói, escola estreante no Grupo Especial do Rio de Janeiro, que abre os desfiles no domingo de Carnaval, dia 15, com um enredo em homenagem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

IVO, filho do jornalista Wladimir Herzog

Com o tema “Do alto do mulungu surge a esperança: Lula, o operário do Brasil”, a agremiação aposta em um desfile marcado pela força da memória histórica, da luta popular e da resistência democrática. Um dos destaques será a chamada “ala da greve”, considerada uma das mais impactantes do desfile.

A ala será composta por 60 grevistas e 20 militares, com coreografia que encena cenas de repressão, violência e enfrentamento, remetendo às greves do ABC e ao contexto autoritário da ditadura militar. Na última fileira da ala, desfilarão familiares de presos políticos, desaparecidos e assassinados pelo regime.

Entre os confirmados estão Ivo Herzog, filho do jornalista Vladimir Herzog, morto sob tortura em 1975, e Ivan Henfil, filho do cartunista Henfil, um dos maiores críticos da ditadura por meio do humor e da arte. Também participam Vera Paiva e Ana Lúcia Paiva, filhas do ex-deputado Rubens Paiva, além de outros familiares de vítimas do período autoritário.

IVAN, filho de Henfil

Os participantes desfilarão com camisas estampadas com os rostos dos homenageados citados no samba-enredo, transformando a avenida em um espaço de memória viva, homenagem e reafirmação do compromisso com a democracia.

VERA, filha de Rubens Paiva

Ao unir Carnaval, história e política, a Acadêmicos de Niterói faz de sua estreia na elite do samba um desfile marcado pela emoção, pela justiça histórica e pela esperança, mostrando que a Sapucaí também pode ser lugar de reflexão e resistência.

*BOA NOTÍCIA PB, A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!