Campina Grande alcançou o melhor desempenho do estado no Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025, divulgado nesta quarta-feira (18), consolidando-se como referência em qualidade de vida na Paraíba. O município obteve nota 67,78, superando tanto a média estadual (61,09) quanto a média nacional (61,96).
Entre os 223 municípios paraibanos avaliados, Campina Grande conquistou a primeira colocação, superando inclusive a capital João Pessoa, que registrou nota 67,00 no levantamento.
No cenário nacional, o município também se destacou ao figurar entre os 15 melhores do Brasil no quesito “Oportunidades”, indicador que mede o grau em que direitos e escolhas individuais são assegurados à população. O estudo analisou 5.570 municípios brasileiros com base em 57 indicadores sociais e ambientais, organizados em três dimensões: “Necessidades Humanas Básicas”, “Fundamentos do Bem-Estar” e “Oportunidades”.
O melhor desempenho local foi registrado no componente Moradia, que avalia condições básicas dos domicílios, como coleta de resíduos, iluminação elétrica e qualidade estrutural de paredes e pisos.
O prefeito Bruno Cunha Lima comemorou o resultado e destacou o esforço coletivo da gestão municipal. “Ficamos muito felizes com esse reconhecimento, que comprova o trabalho realizado para tornar Campina Grande uma cidade cada vez mais estruturada, humana e preparada para garantir qualidade de vida ao nosso povo, com investimentos em educação, turismo, infraestrutura e desenvolvimento social”, afirmou.
Os números refletem um conjunto de políticas públicas e investimentos estruturantes executados nos últimos anos. Entre as principais ações estão a requalificação do Parque Evaldo Cruz (Açude Novo); intervenções urbanísticas no entorno do Açude Velho, integradas ao Parque da Criança; entrega e revitalização de praças; ampliação da drenagem e pavimentação de ruas; abertura de novas avenidas, como a Félix Araújo e a Plínio Lemos; modernização da iluminação pública com tecnologia LED; além do destaque na coleta e gestão de resíduos sólidos, liderando ranking da Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (Abrema) entre municípios com mais de 250 mil habitantes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
O IPS é um instrumento técnico que mensura avanços e identifica desafios, servindo de base para o planejamento de políticas públicas. Atualizado anualmente, o índice avalia de forma multidimensional a qualidade de vida da população brasileira.
*BOA NOTÍCIA PB, A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM!