Um jogo desenvolvido por um aluno do curso de Comunicação Social (habilitação em Educomunicação) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) venceu o Prêmio Expocom 2020 (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação) na categoria Produção Transdisciplinar, com o melhor roteiro de games.
O evento é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e a premiação ocorreu durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 2020), no último dia 10, em formato virtual.
A pesquisa experimental foi desenvolvida pelo estudante Jefferson Valentim para a disciplina Linguagem Visual Gráfica, sob a orientação da professora Dra. Kellyanne Alves. O roteiro do game, intitulado Yaci: A lenda do nascer da noite, é inspirado na lenda do surgimento da noite, escrita por Maria do José Castro Alves no livro Lendas e Mitos do Brasil.
De acordo com a orientadora, o roteiro do jogo foi elaborado com base nas estratégias educomunicativas pensadas a partir da ética de Michel Foucault. O objetivo é o jogador, de forma lúdica, compreender seu interior para depois compreender como atuar melhor coletivamente na sociedade e agir de forma ética.
Resumo do jogo – No início de tudo, não existia a noite, apenas o Sol. A tribo Iny estava morrendo de queimaduras e tendo seus membros escurecidos pelo calor do Sol. Aruanã, a pedido da esposa Tuila, vai em busca de libertar a noite que está guardada com a feiticeira Boiuna. Na jornada, Aruanã enfrenta diversos monstros, feiticeiros e seus próprios conflitos internos, questionando-se acerca da importância de sua jornada para ele próprio e para tribo, até o momento que encontra Boina e terá que decidir se salva sua tribo libertando a noite ou foge com Tuila.
*Ascom UFCG com redação BOA NOTÍCIA PB