O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima recebeu na manhã desta quinta-feira, 22, das mãos do presidente da Fundação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Francisco de Assis Benevides Gadelha, a doação de 15 aparelhos de respiração não-invasiva para o tratamento de pacientes com covid-19.
O equipamento, chamado de Elmo, é um capacete não-invasivo que auxilia na respiração dos pacientes. O grande diferencial é que ele oferece mais segurança aos profissionais de saúde. O Elmo foi desenvolvido em parceria com o SENAI do estado do Ceará e é voltado a pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica, provocada pelo novo coronavírus. O instrumento evita a intubação de pacientes, reduzindo em mais de 60% a necessidade de internações em leitos de UTI.
“Quando tudo isso passar, esses mesmos equipamentos vão permanecer como um legado desse processo e nos ajudando para qualificar ainda mais o serviço público de Saúde. Se hoje servem para tratamento da Covid, amanhã vão servir para o tratamento das doenças respiratórias, as DPOC, as doenças de bloqueio respiratório”, disse o prefeito, já que a cidade alcançou um momento de estabilidade e controle da doença.
A doação aconteceu depois de uma provocação do prefeito Bruno, ao presidente da FIEP, para fazer a interlocução com o Sistema S do Ceará, a fim de trazer, para Campina Grande, a tecnologia desenvolvida pelo SENAI-CE. Outros cinco aparelhos já haviam sido doados em abril deste ano. “Eu disse desde o primeiro dia ao prefeito Bruno que a FIEP é uma secretaria sem custos a serviço da prefeitura porque tem todo o interesse no desenvolvimento da região”, disse Buega Gadelha.
Também participaram da entrega o secretário de Saúde, Filipe Reul; o secretário Executivo de Saúde, Gilney Porto; o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre; a vereadora Carol Gomes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal; além de servidores da FIEP