A educação foi uma das áreas que mais apresentou resultados eficazes nos dois primeiros anos da gestão do governo João Azevêdo. Isso, graças a um time de idôneos e obstinados educadores-auxiliares que comandam as ações da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia.
Dessa equipe, que vem revolucionando a educação pública no estado da Paraíba, faz parte o jovem professor-mestre em matemática GABRIEL DOS SANTOS SOUZA GOMES, atual secretário executivo de Gestão Pedagógica da SEECT.
De família humilde, com a mãe dona de casa e o pai carteiro, Gabriel nasceu e vive em João Pessoa. Estudou sempre em escola pública e aos 18 anos, com muito esforço e foco, ingressou na universidade, nos cursos de matemática (UFPB) e automação industrial (IFPB). Aos 21 anos de idade, graduou-se em matemática; um ano depois, começou a exercer a função de professor de matemática na rede estadual de ensino, até os 23 anos.
Ainda muito jovem, 23 anos de idade, assumiu a direção de escola estadual, dirigindo mais duas em seguida, até 2016. Nesse período, ascendeu, por mérito pessoal, a direção da Escola Integral Técnica de BAYEUX, uma das oito primeiras escolas cidadãs integrais da Paraíba. Nesse ano, foi designado e nomeado pelo governador de então para o cargo de coordenador de todas as escolas cidadãs integrais da Paraíba e da Gerência Operacional de Ensino Médio na Secretaria Estadual de Educação.
Com o resultado exitoso do seu trabalho, Gabriel passou a ser o responsável por todas as expansões das escolas cidadãs integrais na Paraíba até hoje. Ele lembra e destaca que sob a sua condução as ECIs no estado que eram oito escolas em 2016, 33 em 2017, 100 em 2018, 153 em 2019, hoje são 229.
Essa próspera realidade, pondera o secretário Gabriel, tirou a Paraíba das últimas colocações em oferta de educação integral no Brasil, ascendendo a privilegiada posição número um(1) no país em oferta de educação integral.
Gabriel ressalta que essas escolas(ECIs) vêm apresentando resultados significativos como o maior número de alunos aprovados no ENEM, crescimento do IDEB, elevado número de estudantes participando de intercâmbio em outros países, entre outras conquistas.
Com currículo e trabalho de destaque na educação pública da Paraíba, o professor Gabriel diz que “está preparado para ocupar espaços maiores e dar a sua colaboração para que o ensino público volte a ocupar seu verdadeiro espaço, permitindo prioritariamente que os jovens filhos de famílias pobres possam conquistar sua dignidade como cidadão e profissional e ter uma vida digna junto com as suas famílias.”
GABRIEL DOS SANTOS SOUSZA GOMES, possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba (2011), Especialização em Estruturas Algébricas pela Universidade Federal da Paraíba (2013), Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual da Paraíba (2017) e formação em Planejamento para a Implementação de Políticas Públicas e Desenvolvimento do Ensino Médio pelo INSPER (2018). É Professor da Educação Básica no Governo do Estado da Paraíba e atuou como Diretor da Escola Técnica Estadual de Bayeux em 2016. Atuou também como Gerente Operacional de Acompanhamento do Ensino Médio e Coordenador da Comissão Executiva de Educação Integral, coordenando a implantação e expansão das Escolas Cidadãs Integrais na Secretaria de Estado da Educação no período de 2016 a 2019. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Registros de Representação Semiótica, Formulação e Resolução de Problemas, Investigações Matemáticas, Ensino e Aprendizagem de Funções, Tecnologias da Informação e Comunicação. Linha de Pesquisa: Metodologia, Didática e Formação do Professor no Ensino de Ciências e Educação Matemática
.
Por: Vanildo Silva,
Jornalista, editor do BOA NOTÍCIA PB