A Secretaria de Finanças de Campina Grande realizou, na manhã desta quinta-feira, 27, no auditório do Ipsem, uma reunião técnica com uma pauta definida: aprimoramento do planejamento financeiro e orçamentário da Prefeirura. Participaram representantes da administração direta e indireta do Município. O setor de Tecnologia da Informação da Sefin apresentou, na ocasião, a nova ferramenta de acompanhamento e controle dos processos da gestão municipal.
O encontro foi aberto pelo secretário Gustavo Braga e teve caráter semi-presencial: os servidores que não puderam acompanhar in loco a reunião no Ipsem, pode tiveram acesso às orientações através da transmissão online da exposição. Esta providência foi adotada em função da pandemia do novo coronavírus. O secretário-adjunto Felipe Gadelha fez a apresentação da nova etapa do projeto, assessorado por Silvio de Araújo Viana, analista do Planejamento Orçamentário da Sefin.
Na exposição de Felipe Gadelha, foi apresentada a nova ferramenta on-line que vai agilizar e monitorar em tempo real os processos de pré-empenho nas secretarias e órgãos municipais de Campina Grande. Sílvio Viana fez o detalhamento e tirou as dúvidas dos servidores presentes ao encontro.
Braga: Campina num novo patamar
Segundo o secretário Gustavo Braga, desde 2021, as contas da prefeitura estão sendo ajustadas dentro do orçamento municipal, possibilitando, com planejamento e segurança financeira, a consequente concretização de obras destinadas a alavancar ainda mais o progresso de Campina Grande.
“Pelo refinamento do nosso trabalho, com o devido chamado às secretarias, é de fundamental importância para que trabalhemos ao longo de 2022 dentro de uma política de rigoroso planejamento. Assim, haveremos de entregar os projetos que estão dentro do programação do governo”, afirmou.
Conforme salientou o titular da Sefin, as ações a serem executadas em Campina Grande ao longo de 2022 seguirão uma política de planejamento e de garantia de recursos. Com isso, as dotações ou programações financeiras atendem aos projetos dos eixos administrativos concebidos sob a liderança do prefeito Bruno Cunha Lima.
Na avaliação do secretário, Campina Grande vive um momento de equilíbrio financeiro graças à retomada da sua capacidade de financiamento e, portanto, de conquista de recursos graças a possibilidade de captações nacionais e internacionais. Devido a este fator positivo, prevê que os recursos disponíveis vão atender às necessidades da população em todos os âmbitos, como saúde, educação e infraestrutura.