No início desta semana, representantes do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, Campus Campina Grande, se reuniram de forma online, com a Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), para viabilizar uma importante parceria, acerca do “Programa Qualifica Mais Progredir”, o qual estará destinando inicialmente, 200 vagas no Curso de Formação de Micro empreendedor Individual, para beneficiários do programa Auxilio-Brasil do Governo Federal.
Durante a reunião, que contou com a participação do Coordenador Adjunto do Programa do IFPB, Júlio Cesar Rolim e outros membros ligados à coordenação, do secretário Valker Neves, da Semas e do coordenador do Cad Único, Rafael Durand, ficou definido os critérios para a escolha dos estudantes que poderão participar da capacitação.
Os Centros de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, ficarão responsáveis pela triagem de pessoas cadastradas no programa Auxilio Brasil do Governo Federal, junto ao Cad Único, que sejam maiores de 18 anos, com ensino fundamental completo e que tenham principalmente, um perfil empreendedor. Cada CRAS contará com 18 vagas.
A capacitação que será realizada na sede do IFPB, no bairro Dinamérica, com carga horária de 160 horas/aula, é cem por cento financiada pelo Governo Federal e dispõe de 200 vagas iniciais e mais 100 para cadastro de reservas. Além disso, cada aluno receberá o valor de 10 reais (por dia de frequência nas aulas), que ficará na responsabilidade do IFPB, além de todo material didático e fardamento.
No total, são 1.700 vagas para estudantes na Paraiba, divididas em três ciclos, sendo 500 para Campina Grande, 700 para João Pessoa e 500 vagas para Santa Rita.
“Entendo que para obtermos sucesso no programa e atingir o nosso público alvo, parcerias como esta, firmada com a Prefeitura de Campina Grande, são imprescindíveis. Os beneficiários precisam estar dentro de vários critérios, entre eles, estar cadastrado no Auxilio Brasil. Tenho certeza que iremos lograr êxito e faremos um grande programa, qualificando esses estudantes”, ressaltou o coordenador do Programa, Júlio Cesar Rolim.
De acordo com o secretário Valker Neves, da Semas “uma parceria muito rica, tendo em vista que tem como objetivo alcançar pessoas que sonham com o próprio negócio, tem habilidade, vocação, mas não sabem por onde começar. É de fato, uma grande oportunidade. Mostra inclusive a preocupação da nossa gestão com os futuros empreendedores em nossa cidade”, concluiu o secretário Valker.