A Prefeitura de Campina Grande, por meio de um trabalho integrado entre as Secretarias de Planejamento (Seplan) e a de Desenvolvimento Econômico (Sede), está preparando um projeto de requalificação do Mercado Central. Os arquitetos e urbanistas das duas pastas estão realizando visitas técnicas, estudando o espaço e desenhando o projeto, que deverá ampliar o número de boxes e armazéns da Feira Central e melhorar toda a área para lojistas e clientes.
Segundo o secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, o trabalho está sendo desenvolvido por técnicos experientes e capacitados das duas pastas. Da Seplan, estão envolvidas, diretamente, as arquitetas Morgana Targino e Sílvia Maia, que farão o projeto de requalificação, em si, do Mercado Central, com a adequação e reforma externa dos armazéns e dos boxes, tomando como base o que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) permite.
“Nas visitas, estamos verificando os usos dos boxes do Mercado, contabilizando os que estão em funcionamento e os que estão fechados. O intuito é prover melhorias dentro daquele espaço e, assim, incentivar o uso dos armazéns e boxes da Feira. Estamos desenvolvendo um padrão para os boxes e a previsão é que, ainda este mês, tenhamos uma reunião com o Iphaep para discutir a proposta. Com o aval do órgão, a gente dá continuidade ao projeto”, explicou Silvia Maia, uma das arquitetas da Seplan.
Já os arquitetos da Sede estão responsáveis pelo projeto de infraestrutura do Mercado Central, como drenagem, acessibilidade, áreas de acesso e mudança de piso. Jonnas Costa, coordenador de Desenvolvimento Local da pasta, destacou o importante trabalho em conjunto das diversas secretarias municipais para atingir o sucesso desse projeto.
“A reestruturação da Feira Central como um todo, é realizada em conjunto por diversas secretarias. No momento, estão trabalhando Sede e Seplan, com a elaboração dos projetos, mas, outras secretarias irão participar também. A ideia é fazer a revitalização em etapas, com a participação dos feirantes. No primeiro momento, faremos as recuperações de piso, cobertura, banheiros, drenagem e itens de manutenção hidráulica e elétrica do Mercado Central. Nas etapas seguintes, serão pensadas as melhorias especificamente para as barracas, boxes e unidades de comercialização”, detalhou Jonnas.
O coordenador de Desenvolvimento Local adiantou ainda que a Prefeitura pretende revitalizar também o Espaço Cultural da Feira Central. “O espaço sendo revitalizado, pretendemos construir um calendário permanente de atrações, a fim de que aquele espaço vire um centro turístico ativo. Os recursos vêm de emendas de bancadas de parlamentares da Paraíba, com destaque para Daniella Ribeiro, Aguinaldo Ribeiro e Pedro Cunha Lima, que fizeram os maiores aportes”, finalizou.
*Com informações da Codecom