A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

8056 - Formato 2

PMCG realiza nesta terça-feira o Fórum Municipal da Saúde do Trabalhador da Atenção Básica

fiep

A campanha Abril Verde, que chama a atenção para a Saúde do Trabalhador e a prevenção contra os acidentes e às doenças do trabalho, tem uma programação importante nesta semana em Campina Grande. Nesta terça-feira, 26, será realizado o Fórum Municipal da Saúde do Trabalhador para profissionais da Atenção Básica da rede de Saúde do Município.

O evento acontecerá pela manhã e à tarde, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP). O movimento Abril Verde é realizado no mês de abril e a próxima quinta-feira, 28, será o Dia Nacional de Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho. O idealizador da campanha no Brasil, José Nivaldo Barbosa de Sousa, estará no Fórum.

O Fórum é realizado pelo Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (Cerest-CG), da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério Público do Trabalho. O objetivo é capacitar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde para identificarem e notificarem os casos de acidentes ou doenças do trabalho dos cidadãos atendidos nas unidades, bem como, monitorar e prevenir os acidentes entre os próprios profissionais.

“O grande foco da campanha neste ano é conscientizar sobre a notificação, porque muitos casos ainda são subnotificados, o que inviabiliza a ocorrência desses acidentes e desses adoecimentos e dificulta a ação dos poderes públicos e das próprias empresas para prevenir”, disse o secretário de Saúde de Campina Grande, médico Gilney Porto.

O desafio do movimento Abril Verde, depois da pandemia da covid-19, é fazer com que a atenção adotada amplamente contra o novo coronavírus, nos ambientes de trabalho, seja a mesma empregada em outros cuidados necessários. “A pandemia ensinou bastante sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), ensinamentos que devem permanecer e serem levados para outras atividades e outras naturezas de equipamentos”, disse o diretor de Vigilância em Saúde do município, Miguel Dantas.

O Cerest desenvolve trabalhos importantes para a segurança e a saúde do trabalhador, com a promoção e educação, auxílio e assistência aos trabalhadores, fiscalização e notificação dos casos de acidentes e doenças do trabalho. Além do Cerest, Campina Grande também possui o Centro de Reabilitação e Assistência em Saúde do Trabalhador (Cerast), que trata e reabilita os trabalhadores.

Também estarão presentes no evento os procuradores Raulino Maracajá Coutinho Filho e Marcos Antônio Ferreira Almeida, do Ministério Público do Trabalho (MPT); a diretora geral do Cerest Estadual, Celeida Barros; a diretora do Cerest-CG, Anna Karla Souto Maior; a coordenadora do Cerast-CG, Graça Duarte; o médico do trabalho, Audy Nunes, gerente do SESMT; e o secretário de Saúde de Campina Grande, médico Gilney Porto.