A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

A Paraíba cresce mais que o Brasil e o Nordeste em 2025 e prova que gestão faz diferença

A Paraíba volta a ser destaque no cenário econômico do país em 2025. Enquanto o Brasil enfrenta sinais de desaceleração, o estado segue em ritmo acelerado e deve crescer 2,7% no PIB total, superando a média nacional de 2,2% e a regional do Nordeste (1,8%), segundo o mais recente estudo do BB Assessoramento Econômico, divulgado nesta sexta-feira (10).

Os números confirmam o bom momento da economia paraibana, que já havia registrado, em 2024, o maior crescimento do PIB do país (8,8%). Agora, o estado se mantém entre os líderes do Nordeste, atrás apenas do Maranhão (3,5%) e empatado com a Bahia (2,7%).

Entre os setores que puxam esse avanço está a indústria, com projeção de 3,7% de crescimento para 2025 — mais que o dobro da média nordestina (1,6%) e acima da nacional (1,7%). O setor de serviços, que inclui o comércio, também segue em alta, com expectativa de 2,7%, superando novamente as médias da região (2,1%) e do país (2,2%). De janeiro a julho deste ano, o volume de serviços cresceu 6%, o segundo melhor desempenho do Brasil, atrás apenas do Distrito Federal (6,3%).

Na agropecuária, o PIB deve crescer 3,7%, ficando acima da média nordestina (2,3%) e mantendo variação positiva na safra de cana-de-açúcar (0,2%) — feito raro entre os estados da região.

Segundo o secretário de Planejamento, Gilmar Martins, o relatório do Banco do Brasil também destaca o avanço do comércio varejista, que acumula alta de 5,7% em 2025 — o terceiro melhor resultado do país, atrás apenas de Amapá (7,9%) e Santa Catarina (6,3%).

Além disso, a Paraíba continua gerando emprego: foram 8.492 novas vagas formais apenas em agosto, saldo positivo que reforça o efeito das políticas públicas estaduais voltadas à economia e ao trabalho.

“Os números mostram que a Paraíba cresce porque planeja. O resultado é fruto de gestão, investimento e compromisso com o desenvolvimento”, destacou Gilmar Martins.