Maternidade do Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER) iniciou nesta quarta-feira (7) as ações da campanha Agosto Dourado para incentivar o aleitamento materno. A unidade hospitalar, gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) e integrante da rede estadual, preparou uma programação para a Semana do Aleitamento Materno, que conta com orientações, dinâmicas e capacitações.
Nesta quinta-feira (8), as equipes multidisciplinares do HSGER farão dinâmicas sobre o aleitamento materno, incluindo Nutrição, Fonoaudiologia, Odontologia e Fisioterapia, com distribuição de brindes às mães. Além disso, o setor de Nutrição vai proporcionar um lanche conforme os desejos alimentares das mães que estiverem internadas.
Na abertura do evento nesta quarta-feira, houve distribuição de laços dourados, em alusão à campanha, e de folders sobre aleitamento materno para incentivar a prática. “O evento é destinado a todas as mães que estão internas na Maternidade, seja no Alojamento ou na Casa das Mães, e também para as mães que trazem seus bebês para acompanhamento no Ambulatório de Egressos”, comentou a coordenadora de Enfermagem da Maternidade, Elza Ribeiro. Ela enfatizou que o nome da campanha alude ao fato de o leite materno ser um alimento padrão ouro.
A costureira Carina Silvestre, de 37 anos, é mãe de Yuri Edson, de três meses de vida, seu segundo filho. Ela contou que no nascimento da primeira filha não conseguiu mais amamentar depois do primeiro mês, apesar de ter tentado estimulação. Mas com Edson foi diferente. “É perfeito poder amamentar. No começo foi dolorido, mas pedi a Deus que me desse condições de amamentar meu filho. Estar em contato com ele coladinho é como estar sempre dando a vida a ele, porque ele depende de mim para se alimentar”, comentou.
De acordo com a gestora de Práticas Multiprofissionais do HSGER, Railda de Almeida Gomes, o incentivo ao aleitamento materno é constante durante todo o ano, considerando que o HSGER tem o título de Hospital Amigo da Criança. “Realizamos ações diárias dentro da unidade, toda equipe de enfermagem e multiprofissional está engajada nesse fortalecimento e promoção do aleitamento materno. E neste mês do Agosto Dourado, fortalecemos ainda mais esse trabalho”, destacou.
O Posto de Coleta de Leite Humano do HSGER é vinculado ao Banco de Leite Anita Cabral e funciona 24 horas. Na última terça-feira (6), a equipe do Banco de Leite fez uma visita técnica para averiguar questões como as condições de ordenha, o armazenamento e descongelamento do leite, e promover um treinamento. “É importante termos esse engajamento junto ao Banco de Leite para promover a prática do aleitamento e da doação, e para realizar palestras e capacitações, fortalecendo nosso trabalho”, assinalou a gestora de práticas de Enfermagem, Mara Fernanda.
A enfermeira do Posto de Coleta de Leite Humano Amanda Figueiredo destacou que o leite materno é o alimento ideal ao recém-nascido, com benefícios nos quesitos nutricional, imunológico, cognitivo e econômico. “Para que os benefícios sejam aproveitados em sua totalidade, é recomendável amamentar por pelo menos dois anos, sendo a alimentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida, conforme a Organização Mundial de Saúde”, afirmou. O leite materno ainda protege contra diarreias, infecções respiratórias e alergias.
Doações – O acesso ao Posto de Coleta de Leite Humano do HSGER é para qualquer mãe que queira doar, esteja interna na Maternidade ou não. Para isto, basta entrar em contato com o Posto de Coleta pelo telefone 3211-7176. A equipe vai dar as orientações para realização do cadastro e recebimento do material para armazenamento do leite, já que a coleta pode ser feita na residência da doadora.