A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta terça-feira (11), o Projeto de Resolução nº 559/2025, que institui a Medalha de Honra ao Mérito Governador José Targino Maranhão – Zé Maranhão. A comenda será concedida a pessoas e entidades que se destacam pela atuação em prol do desenvolvimento e do bem-estar da sociedade paraibana.
A proposta foi apresentada pelo presidente da Casa, deputado Adriano Galdino, juntamente com os deputados Chico Mendes, Bosco Carneiro e João Gonçalves, e o ex-deputado Raniery Paulino.
De acordo com o projeto, a medalha poderá ser concedida a personalidades paraibanas ou não, integrantes de organizações não governamentais, associações civis, entidades de classe, cooperativas, instituições sociais — inclusive femininas —, profissionais liberais, agricultores, além de parlamentares estaduais e municipais que demonstrem comprometimento com a ética, cidadania, responsabilidade social e promoção do bem comum.
Ainda conforme o texto apresentado pelo deputado Chico Mendes, dez pessoas serão agraciadas anualmente com a honraria, que será cunhada em bronze e trará em sua face a efígie do ex-governador José Targino Maranhão.
O presidente Adriano Galdino destacou a importância da homenagem como forma de perpetuar o legado de um dos maiores nomes da política paraibana.
“José Maranhão foi um homem público que dedicou toda a sua vida ao desenvolvimento da Paraíba e ao bem-estar do seu povo. Criar uma comenda com o seu nome é uma forma de manter viva sua memória e reconhecer, a cada ano, aqueles que seguem o seu exemplo de compromisso, seriedade e amor pela nossa terra”, afirmou Galdino.
O ex-deputado Raniery Paulino, também autor da proposta, ressaltou o caráter simbólico da medalha e a relevância de celebrar a trajetória de Maranhão como exemplo de ética e dedicação à vida pública.
“Zé Maranhão foi um estadista, um homem que viveu a política como missão e não como vaidade. Essa medalha é mais do que uma homenagem; é um instrumento de inspiração para as novas gerações de gestores e cidadãos que acreditam na política como caminho de transformação e serviço ao povo”, destacou Paulino.
Trajetória do Governador José Targino Maranhão
José Targino Maranhão, conhecido como Zé Maranhão, nasceu em Araruna (PB) em 6 de setembro de 1936. Formou-se em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, e iniciou sua vida pública em 1954, quando foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1958, 1962 e 1966.
Em 1983, assumiu uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde foi reeleito em 1986 e 1990. Em 1994, foi eleito vice-governador da Paraíba na chapa liderada por Antônio Mariz, assumindo o comando do Executivo estadual em 1995, após o falecimento do titular. Voltou a ser eleito governador em 1998 e novamente em 2009.
Em 2014, foi eleito senador da República, cargo que exerceu até 2021, quando faleceu vítima de complicações da Covid-19.
O deputado Chico Mendes destacou, na justificativa do projeto, a relevância histórica e o legado de Maranhão:
“Durante toda a sua trajetória pública, o senador José Targino Maranhão esteve à frente do seu tempo, realizando obras estruturantes e defendendo, em todos os cargos que ocupou, os interesses do Brasil e da Paraíba, sempre com firme atuação em favor dos mais necessitados e do bem comum”, afirmou.