A Prefeitura de Campina Grande, através da Secretaria de Educação (Seduc), implantou o projeto “Jogada de Mestre” em seis escolas da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa vai oferecer aulas de xadrez para os estudantes como forma de promover o desenvolvimento das funções cognitivas de percepção, atenção, memória e raciocínio lógico.
Inicialmente, as aulas estão acontecendo nas escolas municipais CEAI Dr. João Pereira de Assis, CEAI Dr. Elpídio de Almeida, CEAI Governador Antônio Mariz, Padre Antonino, Lafayete Cavalcante e Maria Anunciada Bezerra.
Segundo o secretário de Educação do município, Raymundo Asfora Neto, essas escolas receberam o projeto de forma experimental, mas a ideia é expandir gradativamente a iniciativa.
“A ideia foi encontrar no xadrez uma ferramenta pedagógica que, comprovadamente, impacta na aprendizagem dos estudantes. Ou seja, vamos trazer para essas escolas a possibilidade de que o aluno aprenda de forma lúdica, isso porque ele vai estar brincando, competindo e, ao mesmo tempo, melhorando seu desempenho cognitivo”, explicou.
O projeto também tem o objetivo de promover a cidadania e desenvolver valores éticos e morais, fundamentais para a formação humana. “Por isso, a ideia é oferecer um ambiente escolar mais atrativo e instigante. Permitindo aos estudantes o pensamento crítico, planejamento e tomada de decisões mais assertivas”, acrescentou o secretário.
As aulas de xadrez estão acontecendo no contraturno escolar. Ou seja, se o aluno estuda no turno da manhã poderá participar dos jogos à tarde e vice-versa. Em alguns casos, o projeto acontece durante as aulas de disciplinas específicas.