A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

8056 - Formato 2

Alunos do EJA-PMCG prestigiam homenagem ao cantor e poeta TOM OLIVEIRA

tom oliveiraa

Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do ProJovem da Rede Municipal de Educação de Campina Grande, prestigiaram, na noite desta quinta-feira, 23, a homenagem ao cantor, compositor e poeta Ton Oliveira, no Teatro Municipal Severino Cabral. Ao todo, mais de 400 estudantes foram ao evento “Zabumba Lá”, com destaque para a homenagem do estudante da Escola Padre Emídio Viana, Evandir Imperiano, que produziu um repente para celebrar a noite dedicada ao artista.

“A gente sabe que Ton Oliveira é um filho de Campina Grande, ele faz parte da nossa terra. Ton é um grande exemplo para o nordeste. Por isso, preparei uns versos para homenagear esse grande artista”, disse Evandir Imperiano.

Para a coordenadora da EJA Adria Viana, a ida dos estudantes ao teatro representou, também, uma forma diferente de ensinar a cultura nordestina.

“Eu agradeço muito a oportunidade que nos é dada de estar nesse teatro, compartilhando desse momento especial, cultural, mas sobretudo, raiz paraibana com o Ton Oliveira. A aula da educação de jovens e adultos tem que ser dessa forma. É a realidade deles, é a emoção deles, e estar no teatro, cultura e educação, é a parceria perfeita”, explicou.

Gisele Sampaio, uma das idealizadoras do Projeto destacou a animação dos estudantes no evento. “Eles têm uma forma muito calorosa de receber, de acolher, e são participativos, então a gente não consegue conceber projetos com essa natureza sem que os alunos da EJA estejam presentes, porque eles, além de espectadores e apreciadores, são artistas também. Então há um trocadilho, um sincretismo muito lindo entre o que está no palco e o que está na plateia, o que está na plateia e o que está no palco”, disse.

O evento é organizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e a GGS Projetos e Produções, em parceria com a Pró-reitoria de Cultura (Procult) e o Decom, com o apoio da Fundação da Universidade Regional do Nordeste (Furne). O Zabumba Lá já homenageou artistas como Biliu de Campina, Capilé, Parafuso dos Três do Nordeste, o Clã Calixto, entre outros.