De acordo com os dados consolidados repassados pela Secretaria de Estado da Saúde, este ano, o Opera Paraíba realizou mais de 50 mil cirurgias, sendo mais de 8 mil procedimentos oftalmológicos, 1.307 cirurgias pediátricas e 348 mutirões.
No último fim de semana três mutirões de cirurgias eletivas nas cidades de Queimadas, Solânea e Sousa. A iniciativa foi criada pelo Governo do Estado com o objetivo de facilitar o acesso da população aos procedimentos cirúrgicos e reduzir a lista de espera em todas as regiões da Paraíba.
No Hospital Estadual de Solânea, foram ofertadas 30 cirurgias pediátricas de hérnia e postectomia (fimose). Para a recepção das crianças, a equipe preparou uma programação especial, com um caça-palavras gigante e a entrega de certificados de coragem.
No Hospital Regional de Sousa foram mais 40 crianças contempladas com o programa com cirurgias de otorrinolaringologia, além da realização de uma cirurgia bariátrica em paciente com diagnóstico de super-obesidade. A diretora do hospital, Palomma Abrantes enfatiza a importância das cirurgias do programa para o bem-estar dos pacientes. “A presença do Opera Paraíba na nossa unidade representa um avanço significativo na oferta de cuidados de saúde à população do sertão. Dessa vez contemplamos as crianças, proporcionando melhor qualidade de vida para esses pequenos, além de promover mais uma bariátrica, feita por meio de videolaparoscopia, garantindo uma melhor recuperação à paciente”, pontua.
Já no Hospital Regional de Queimadas, foram oferecidas 250 cirurgias de catarata, realizadas em dois dias. Este foi o quarto mutirão oftalmológico realizado pelo Programa Opera Paraíba na unidade, contemplando a população da 15ª Região de Saúde.
A dona de casa Maria Ivone, de 63 anos, estava ansiosa pela realização da cirurgia. “Eu estou muito feliz, e desejo que esse final de ano seja maravilhoso para todos nós que estamos aqui, enxergando tudo, até o que não é pra enxergar, a gente vai enxergar. Estou feliz demais com tudo o que está acontecendo,” comemorou.