O Conselho Episcopal Regional Nordeste 2 (Conser) anunciou, quarta-feira (9), a escolha do bispo da Diocese de Patos (PB), dom Eraldo Bispo da Silva para a segunda vaga do Regional no Conselho Permanente da CNBB. O religioso terá como suplente, o bispo de Penedo (AL), dom Valdemir Ferreira.
Dom Eraldo substitui dom Magnus Henrique Lopes que, em fevereiro, foi transferido da Diocese de Salgueiro (PE) para a Diocese de Crato (CE) pelo Papa Francisco. No Conselho Permanente, o epíscopo representará a CNBB NE2 ao lado do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.
O órgão da CNBB tem caráter deliberativo e é responsável por orientar e acompanhar a atuação da conferência e seus organismos em todo o Brasil. Assim, o grupo cuida para que se executem devidamente as decisões da Assembleia Geral e do próprio Conselho Permanente.
Balanço e perspectivas
Além da escolha do novo membro do Conselho Permanente, os pastores que formam o Conser da CNBB NE2 realizaram um balanço das atividades do Regional em 2021 e no começo deste ano, e ainda debateram as perspectivas para 2022. O encontro encerrado nesta quarta-feira foi realizado durante dois dias, no Convento Ipuarana, em Lagoa Seca (PB).
De acordo com o bispo da Diocese de Garanhuns (PE) e presidente da CNBB NE2, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa, o primeiro dia de reunião foi marcado pela acolhida do bispo de Penedo e do administrador diocesano de Salgueiro (PE), padre José Gilson.
Houve ainda o encontro do Conselho Fiscal e do Econômico, formados por 6 bispos, que fizeram a prestação de contas das receitas e despesas do Regional. À noite, os bispos, arcebispos, bispo auxiliar, eméritos e administrador diocesano, se reuniram por Província Eclesiástica – Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
Em preparação para o Sínodo 2023, os pastores partilharam como tem sido os processos de escutas nas dioceses e discutiram como será a entrega do relatório final dessa caminhada.
Lux Mundi
Membro da Comissão Especial para a Proteção da Criança e do Adolescente da CNBB, o bispo de Caruaru (PE), dom José Ruy Gonçalves Lopes, discorreu sobre o Motu Proprio “Vos Estis Lux Mundi“, publicada em 2019 pelo Papa Francisco. Além de debater o documento que trata proteção dos menores e das pessoas vulneráveis, o religioso destacou a importância da criação e dos meios de aplicabilidade da comissão especial em nível diocesano.
Por fim, os membros do Conser conheceram o projeto de uma casa de acolhida para sacerdotes que fica na cidade de Caicó (RN), discutiram a Agenda Pastoral 2022 e a programação do Congresso Eucarístico Nacional (CEN) que será realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife, em novembro.
Conselho Episcopal e coordenadores diocesanos
Finalizado o Conser, a Presidência da CNBB Nordeste 2 e os bispos referenciais das 12 comissões episcopais se reunirão. O encontro do Conselho Episcopal Pastoral (CEP) começa a partir das 15h e servirá para detalhar o trabalho desenvolvido por cada um dos grupos temáticos.
No mesmo horário, 21 padres coordenadores diocesanos de pastoral (CDP) realizarão um encontro para tratar de assuntos próprios da caminhada da Igreja nos quatro estados.
Na quinta-feira (10), o CEP e o CDP se juntarão para partilhar, avaliar e comunicar tudo que foi tratado ao longo dos dois dias anteriores.