A nomeação do professor Antônio Fernandes para reitor da Universidade Federal de Campina Grande vem confirmar a aversão e transgressão do presidente Bolsonaro aos consagrados princípios democráticos inserido na Constituição Federal do país. O decreto foi publicizado no Diário Oficial da União da segunda-feira(22).
O professor Vicemário Simões foi o eleito e escolhido, com mais de 50% de intenções, pelo voto livre e democrático dos funcionários, estudantes e professores da UFCG; Antônio Fernandes, obteve apenas 19%, foi o último da lista tríplice.
Certamente, a nomeação vai gerar muitos protestos de toda comunidade acadêmica e propiciar desconforto ao novo reitor escolhido por Bolsonaro.
A atitude de confronto do presidente para com as universidades públicas federais que discordam do seu governo classificado como negacionista, vem se registrando em todo o país.
Na UFPB, igualmente, a nomeação do reitor atendeu aos caprichos pessoais do presidente Jair Bolsonaro. O escolhido pelo voto da comunidade acadêmica foi preterido.
Por: Vanildo Silva
Jornalista, editor do BOA NOTÍCIA PB