A INFORMAÇÃO QUE FAZ BEM

Bruno anuncia concurso de ARQUITETURA e URBANISMO para restauração da Feira Central

bruno34

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, esteve reunido, nesta segunda-feira (6), no auditório do IPSEM, com representantes do comércio da Feira Central. O encontro foi solicitado por Bruno ao secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, que vem realizando um trabalho intensivo com sua equipe dentro da Feira, e marcou o convite aos feirantes para o lançamento do “Concurso Público Nacional de Arquitetura e Urbanismo para a Requalificação da Feira Central”, que ocorrerá na próxima quinta-feira (9).

Bruno ouviu os pleitos dos comerciantes que participaram do encontro e que se mostraram entusiasmados com a proposta apresentada pelo prefeito. “A expectativa maior é que realmente esse projeto venha a acontecer, porque há décadas os comerciantes e Campina Grande vêm clamando. Nesse contato, o prefeito pode ouvir a Associação dos Feirantes, bem como os comerciantes de outros setores, que também ouviram as sugestões, que buscam melhorias para a feira. Isso é fundamental”, destacou Agnaldo Batista, gerente da Feira.

Para o prefeito, essa integração com os feirantes é fundamental para o sucesso do processo. Além disso, ele destacou a complexidade que a requalificação da Feira Central representa, ressaltando que existem problemas estruturais que vêm se arrastando há mais de quatro décadas, mas que serão solucionados em breve.

Bruno explicou também a opção pela realização de um Concurso de Arquitetura e Urbanismo, para a requalificação do espaço. A expectativa é de que profissionais e escritórios de arquitetura de todo o País apresentem projetos completos para a requalificação da Feira. “Além de ser o processo mais transparente e democrático possível, a gente ainda fez questão de lançar, porque há um projeto antigo, mas está fora da realidade do que a Feira precisa, pois não contempla, por exemplo, problemas de drenagem e de esgotamento das ruas. E quando a gente fala de Feira Central, é bom a gente delimitar que existem duas situações: uma coisa é o Mercado Central e a outra coisa é a Feira, que acontece nas ruas. Então, queremos um projeto que seja conectado com a realidade da Feira, que preserve suas características”, explicou o prefeito.

O secretário de Planejamento, Felix Araújo Neto, falou sobre a importância de se realizar um concurso para a requalificação da Feira Central, destacando que a prioridade é fazer um processo transparente e com garantia técnica para execução de um projeto histórico e completo, como deve ser aquele espaço, que é um Patrimônio do Brasil.

Além dos feirantes, estiveram com o prefeito Bruno e Felix Neto, o secretário executivo da Seplan, Túlio Duda Paz; e os secretários Joab Machado (Obras) e Gustavo Braga (Finanças).

O Concurso Feira de Campina Grande terá seu edital lançado na próxima quinta-feira (9), às 10h, no Salão Nobre do Gabinete do Prefeito, ocasião na qual serão apresentados os detalhes do certame.