Resultante de uma iniciativa da gestão municipal dialogada com as entidades do setor produtivo do comércio e serviços, o Programa Tarifa Zero, lançado pelo prefeito Bruno Cunha Lima na manhã desta quinta-feira, 14, nasce gerando uma expectativa de incremento para a economia local nas duas próximas semanas de dezembro. O Programa, que garantirá transporte coletivo gratuito nos dias 17 e 23 de dezembro, respectivamente domingo e sábado, deve fomentar a economia neste período natalino, com a oferta de mecanismos de facilitação para a mobilidade da população.
Para o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Eliézio Bezerra, que agradeceu ao prefeito pela iniciativa, o Programa será uma soma para a economia local, cuja base está no comércio e nos serviços. “Com certeza vai gerar um incremento ainda maior na nossa economia. Que toda cidade possa transitar e vir ao centro realizar suas compras, sabendo que isso não é só para o centro, mas também nos bairros, onde a gente também tem uma economia forte. A iniciativa vai fomentar toda a cadeia produtiva”, considerou Eliézio.
O Programa recebeu a avaliação favorável não apenas do setor produtivo. Para o presidente do Sindicato dos Comerciários, José Rogério, o Tarifa Zero é uma estratégia que também beneficia o trabalhador, seja diretamente no transporte, seja com o impacto na movimentação que impulsiona as compras garantindo emprego e renda. “É importante nessa reta final de ano porque ajuda a gerar mais emprego e renda. Nós parabenizamos ao prefeito pela atitude que é de muita importância para a cidade e para nós comerciários que estaremos laborando nesses dias. Vai facilitar ainda mais a locomoção dos trabalhadores e da população em geral”, comemorou José Rogério.
O presidente da Associação Comercial de Campina Grande, Sidney Toledo, considera que a Prefeitura está oferecendo mais um mecanismo de auxílio para o comercio local. “O comércio de Campina Grande desde o início do mês deu sinais de melhoria e acréscimo nas vendas. A movimentação que tem ocorrido no centro da cidade aponta que a gente terá um aumento ainda maior de vendas, até porque a segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga semana que vem, então a gente terá um crescimento entre 8% e 10% em dezembro e com o Programa Tarifa Zero, que vem facilitar o acesso da população, as pessoas deverão adquirir mais produtos e serviços”, aposta o presidente.
O Programa Tarifa Zero, pioneiro na Paraíba, vai garantir agora em dezembro a gratuidade no transporte coletivo nos dias 17 e 23 de dezembro, contribuindo com o comércio local não apenas no setor central da cidade, mas também nos demais bairros. O Programa passa a ser permanente a partir de fevereiro de 2024, sempre no primeiro sábado de cada mês.